quarta-feira, 27 de março de 2019

Os riscos de aplicar anestesia em locais com tatuagem


ESPECIALISTA FALA SOBRE OS RISCOS DE APLICAR ANESTESIA EM UMA ÁREA TATUADA 

Você está pensando em fazer alguma tatuagem? Se a resposta for sim, é melhor pensar bem na parte do corpo em que ela será feita, já que você passará por algumas limitações se tiver que passar por uma cirurgia, como a cesariana.

De acordo com o Oscar César Pires, presidente da Sociedade Brasileira de Anestesiologia em 2015, aplicar uma anestesia em cima de uma tatuagem faz com que a tinta entre dentro do organismo e cause sérias consequências. “A literatura já prova que qualquer produto aplicado na pele em que será feita a anestesia pode causar problemas. Até mesmo o antisséptico pode ser passado para a agulha e depois para o organismo, criando uma infecção”, explica o especialista.

O problema de a tinta ser levada para dentro do organismo pode ser causado por qualquer tipo de injeção mas, segundo Pires, a anestesia é ainda mais preocupante porque ela é inserida no sistema nervoso central. Isso pode causar um processo inflamatório e, como consequência, a um déficit neurológico, formigamento em alguma área do corpo, diminuição da força em uma perna e até a paraplegia.

A solução seria fazer uma anestesia geral, sem nenhuma aplicação com agulha. Além disso, seria possível fazer um corte de 0,5 centímetro na pele para que a injeção fosse aplicada diretamente na epiderme, sem passar pela tinta. De acordo com Pires, o corte seria tão pequeno que deixaria uma cicatriz mínima e praticamente irrelevante.

O anestesista reforça que é papel dos médicos esclarecer os ricos e as opções de anestesia considerando a tatuagem: “Se o médico acreditar que não tem problema aplicar uma anestesia assim, é porque ele não está atualizado”.

Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário