quinta-feira, 28 de março de 2019

ESA encontra evidência geológica de antigo sistema subterrâneo de água em Marte

Muitos estudos já revelaram indícios de que Marte, há muito tempo, tinha água líquida em sua superfície, sendo bastante parecida com a Terra geologicamente falando. Diversas descobertas recentes endossam essa suspeita, mostrando locais do Planeta Vermelho em que há sinais claros de que água um dia passou por ali. Agora, a ESA (a agência espacial europeia) anunciou a descoberta de evidência geológica de um antigo sistema subterrâneo de água por lá.
"No início, Marte era um mundo aquático, mas quando o clima do planeta mudou, a água recuou abaixo da superfície para formar poços e águas subterrâneas", conforme explica Francesco Salese, pesquisador da ESA. Ele diz ainda que esta é a primeira evidência geológica concreta desse sistema subterrâneo em Marte.
A equipe usou um trio de instrumentos: a High Resolution Stereo Camera (HRSC) que está no orbitador da missão Mars Express da própria ESA, o High Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE) da NASA, e a câmera a bordo do satélite Mars Reconnaissance Orbiter, também da NASA. Com as imagens e dados dos três instrumentos em mãos, os pesquisadores da ESA exploraram duas dúzias de crateras no hemisfério norte de Marte.
Nessas crateras, o time encontrou características que sugerem que elas algum dia abrigaram "poços e fluxos de água que mudaram e recuaram com o tempo". A equipe ainda conseguiu estimar os níveis de água do passado, descobrindo que esses níveis estavam de acordo com o esperado em um oceano que muitos acreditam que existiu em Marte entre 3 e 4 bilhões de anos atrás — oceano este que pode ter sido conectado a um sistema de lagos subterrâneos.
Além das evidências do sistema subterrâneo de água em Marte, a agência espacial também encontrou, dentro de cinco das crateras examinadas, sinais de minerais relacionados ao surgimento da vida na Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário