quinta-feira, 28 de março de 2019

Pico do Cabugi, o vulcão extinto que pode ter sido o ponto de descoberta do Brasil, defendido por vários historiadores


Vários historiadores e investigadores afirmam que o pico do Cabugi, o único vulcão extinto no Brasil que conserva sua forma original, foi o ponto que os primeiros portugueses que chegaram ao país avistaram em 1500, um fato que por séculos é atribuído ao Monte Pascoal, na Bahia. Confira reportagem do UOL, via Efe, de março do ano passado, em que volta a discutir o que mudaria, significativamente, a origem da história do Brasil.

Localizado perto do litoral de Rio Grande do Norte, no extremo nordeste do país, o pico do Cabugi é o único dos vários vulcões inativos que mantém sua forma intacta e seu nome se tornou mais conhecido no país atualmente por conta dessa reivindicação histórica.

O primeiro a levantar essa hipótese foi o pesquisador Lenine Barros Pinto, professor da Universidade Federal de Rio Grande do Norte, que publicou em 2012 o livro “Reinvenção do Descobrimento”, no qual afirma que Cabugi é o Monte Pascoal e que o município vizinho de Touros corresponde à cidade de Porto Seguro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário