sexta-feira, 21 de julho de 2017

Brasil vai passar a produzir equipamentos de radioterapia

Produção deve começar em fevereiro Arquivo/Agência Brasil
Produção deve começar em fevereiro – Arquivo/Agência Brasil
A partir de fevereiro do ano que vem o Brasil passará a produzir equipamentos de radioterapia. A previsão é do ministro da Saúde, Ricardo Barros. Nesta quinta-feira (20), o governo federal entregou um aparelho ao Hospital Universitário de Brasília (HUB).
A ideia, segundo Barros, é reduzir custos. “Isso vai baratear o custo de manutenção, que hoje é em dólares, com técnicos vindos do exterior e peças vindas do exterior. Teremos técnicos no Brasil e peças com preço em moeda nacional para a manutenção desses aparelhos”, afirma.
Segundo o Ministério da Saúde, atualmente são 283 aparelhos de radioterapia no Brasil. De acordo com a pasta, em 2016 foram realizados 26,5 milhões de procedimentos de radioterapia, quimioterapia e cirurgias oncológicas, além dos exames preventivos de mamografias e papanicolau. Em 2017, desde janeiro até o momento, foram registrados 8,15 milhões de procedimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário