segunda-feira, 31 de julho de 2017

Entenda a diferença entre diabetes tipo 1 e 2

diabetes-300x201
Diabetes é uma doença que atinge 16 milhões de brasileiros. Só na última década, o aumento foi de mais de 60%. A endocrinologistas Cintia Cercato e Denise Franco para explicam porque o número não para de crescer.
Apesar da ligação com o açúcar, a principal causa da diabetes é a obesidade. A doença também tem outros sinais, como muita sede, vontade de fazer xixi, visão embaçada e fraqueza.
São dois os tipos de diabetes: 1 e 2. A tipo 1 é uma doença autoimune. Aparece geralmente na infância e adolescência, mas pode ser diagnosticada em adultos também. Esse tipo é tratado com reposição de insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas, que ajudam a controlar o nível de glicose no sangue.
Já a tipo 2 é quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz, ou não produz insulina suficiente para controlar a taxa de açúcar no sangue. Esse tipo é principalmente causado pela obesidade.
Ela se manifesta mais em adultos, mas crianças também pode apresentar a doença. Dependendo da gravidade, pode ser controlada com atividade física e planejamento alimentar. Em alguns casos, é necessário o uso de insulina e/ou outros medicamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário