sábado, 16 de março de 2019

Brasil começará a produzir energia a partir de lixo e esgoto

Primeira usina de biogás a partir de esgoto e lixo será construída no Paraná (Foto: Divulgação)

Brasil ganhará mais uma fonte de energia sustentável em sua matriz enérgica a partir de resíduos orgânicos e esgoto. A primeira usina de biogás do país com essa configuração será construída no estado do Paraná, no município de São José dos Pinhais, e terá capacidade de produzir 2,8 MW, abastecendo cerca de duas mil casas. A empresa CS Bioenergia conseguiu a Licença de Operação do Instituto Ambiental do Estado (IAP).


SAIBA MAIS
TIM Brasil usará biogás para abastecer instalações
Está sobrando emprego no Canadá
Quer produzir sua energia elétrica? Veja por que este é um ótimo momento
A usina produzirá biogás para a região a partir da matéria-prima de estações de tratamento de esgoto e lixo produzido por shoppings, restaurantes e supermercados da região. Segundo a empresa de energia, essa nova empreitada resultará em um corte de cerca de mil metros quadrados de esgoto e 300 toneladas de lixo orgânico para o estado.


De acordo com a CS Bioenergia, a tecnologia da usina separa o material fibroso (inorgânico) do orgânico, que é transportado para o tanque de biodigestão, onde é misturado com mil metros cúbicos de lodo de esgoto. A massa orgânica serve de alimento para as bactérias no lodo, criando uma biomassa. Por meio de combustão desse resíduo, o biogás é gerado.

Os tanques são vedados e aquecidos, contendo agitadores para homogeneizar a mistura. 

A usina também produzirá um biofertilizante, inodoro, que poderá ser utilizado na agricultura. Nos primeiros quatro anos, este produto ficará em aterros. Depois de receber a certificação do Ministério da Agricultura, será utilizado como fertilizante.

Além disso, o material inorgânico separado será aproveitado como matéria-prima para criar sacolas plásticas.

A usina ficará dentro das instalações da Estação de Tratamento de Esgoto de Belém, que já atua com processamento do lodo e tratamento de fluentes líquidos.

O programa da empresa foi inspirado na Europa, pioneira na produção de biogás com 14 mil usinas no total – oito mil apenas na Alemanha. 

No Brasil, o biogás tem participação pequena, e junto com os biocombustíveis, como o bagaço da cana (biomassa), representa 8,8% da energia produzida no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário