Ocorreu durante a tarde da última terça-feira (19) uma ação socioeducativa relacionado ao Programa Saúde na Escola para jovens japienses com idades entre 12 e 16 anos.
Realizado por profissionais do Núcleo de Apoio a Família (NASF) e da Estratégia Saúde da Família (ESF) o momento contou com apresentação de filme, palestras e rodas de conversa que teve como objetivo de prevenir a gravidez na adolescência que tem se apresentado como um problema de saúde pública.
Muitos adolescentes estão iniciando a atividade sexual cada vez mais cedo, ficando expostos aos riscos de contrair Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e engravidar de forma não planejada. Esse tema é preocupante devido aos possíveis riscos sociais que a gravidez na adolescência pode acarretar, como por exemplo o abandono a escola, maior incidência de problemas psiquiátricos como depressão, aparecimento de complicações do pré-parto, parto e puerpério, prejuízo no crescimento pessoal e profissional entre outros.
A ação aconteceu no Centro Pastoral Pe. Aerton Sales e contou com a participação de funcionários da Secretaria Municipal de Saúde como fisioterapeuta, nutricionista, educadora física, psicóloga, enfermeiras e assistente social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário