sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Entenda por que os jovens brasileiros são os mais afetados pelo desemprego



Os jovens brasileiros são os mais afetados por conta da recessão econômica do país. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), a taxa de desemprego para a população na faixa de 18 a 24 anos chegou a 27,3%. A pesquisa divulgada pelo IBGE em 2019, traz um alerta das consequências dessa realidade para o futuro da economia.

A procura pelo primeiro emprego é aguardada com grande expectativa, ainda mais por ser vista como um passo para a independência. Mas, no cenário econômico atual, a baixa qualificação e pouca experiência atrapalha esse sonho.

Em momentos de crise, o mercado tende a recorrer aos mais qualificados e experientes, porque, com eles, o risco de erros ou uma difícil adaptação é menor.

Então, a oferta de vagas é cada vez menor em um mercado que já é restrito. Assim, o resultado disso é a maior inserção de jovens nas atividades informais.

A pesquisa da GEM 2017, do Sebrae/IBQP, revelou o novo perfil do empreendedor no país. O percentual de pessoas entre 18 e 34 cresceu de 50% para 57%.

Entre esses, muitos são formados em Ensino Superior, assim, demonstrando outra realidade alarmante. Se antes a graduação era uma segurança na busca por um emprego, atualmente, se tornou apenas mais uma qualificação.

As empresas pedem cada vez mais de seus candidatos, porque querem ter a certeza de que estão contratando um empregado completo que possa ajudar em outras áreas, não apenas na sua. Então, jovens estão tendo que correr atrás de cursos e experiências que possam aprimorar e preencher seus currículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário