quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Banco do Nordeste agiliza aprovação de projetos de energia solar



O Banco do Nordeste (BNB) reduziu para dois dias  úteis o prazo médio de atendimento a propostas de crédito para projetos  residenciais de energia solar no âmbito do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) Sol  pessoa física. O avanço resulta da automação de processos internos de  análise e concessão de crédito relativa ao programa. As melhorias  incluem também solicitação de crédito via web a partir de março.
Lançado em dezembro de 2018, especificamente para pessoas físicas, o  FNE Sol objetiva contribuir para a sustentabilidade ambiental da matriz  energética da região Nordeste, financiando projetos residenciais de energia renovável e contempla micro e minigeradores de energia elétrica,  conforme os termos da Resolução Aneel Nº 482/2012 e suas alterações. Em  2019, o BNB contratou R$ 86,3 milhões, correspondentes a mais de 2,8  mil operações.
O FNE Sol financia todos os componentes dos sistemas de micro e mini  geração de energia elétrica fotovoltaica ou eólica, assim como sua  instalação. Dentro desse escopo, são financiáveis painéis fotovoltaicos e  inversores de até 10kw com certificações do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro),  para equipamentos nacionais, e/ou certificação internacional, para  equipamentos importados. Inversores acima de 10kw devem ter ao menos uma  dessas certificações.
No caso da microgeração distribuída de energia elétrica, incluem-se centrais geradoras que utilizam fontes renováveis ou cogeração qualificada,  conectadas à rede de distribuição por meio de instalações de unidades  consumidoras, com potência instalada menor ou igual a 75kw.
Quanto à minigeração distribuída, estão englobadas  as centrais geradores que utilizam cogeração qualificada ou fontes  renováveis, igualmente conectadas à rede de distribuição, e cuja  potência instalada seja superior a 75kw e menor ou igual a 5 MW1.
No caso de a energia gerada ser maior que o seu consumo, o sistema de  compensação garante que a energia excedente seja injetada na rede de  distribuição, gerando créditos na conta de energia do consumidor,  dispensando, dessa forma, o uso de baterias e ao mesmo tempo reduzindo  despesas.
Os prazos dos financiamentos do FNE Sol vão até oito anos, incluída  carência de até seis meses, com limites de até 100% do valor do  investimento, dependendo do porte e localização do cliente, com limite  máximo de financiamento de R$ 100 mil. O mutuário paga a parcela do  financiamento limitada ao valor da sua conta de energia por um prazo  médio inferior a cinco anos. Os equipamentos financiados têm  durabilidade de 24 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário