O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn) solicitou à Secretaria de Transportes Urbanos (STTU) ampliação e criação de faixas exclusivas para melhorar a qualidade e aumentar a velocidade média do ônibus. A proposta apresentada pelo Seturn é um aumento de 99,51 km de trechos de faixas exclusivas nos principais corredores de Transporte Coletivo do Município do Natal.
Atualmente já existem 13,29 km de faixas exclusivas para ônibus, incluindo a Bernardo Vieira (6,58 km), Mário Negócio (0,98 km) Salgado Filho (2,44 km), Prudente de Morais (2,42 km) e Avenida Rio Branco (0,62 km). A proposta apresenta 12 corredores que com sua execução a capital potiguar totalizará 112, 8 quilômetros de corredores de ônibus.
De acordo com o Seturn os trechos implantados de faixas exclusivas apenas com a sinalização horizontal nas Av. Salgado Filho e Prudente de Morais vem resultando em uma melhora na velocidade comercial que passou de 12km/h para 26km/h nos trechos contemplados, reduzindo de 15% a 20% o tempo de viagem. A mudança foi implantada pela Prefeitura de Natal no mês de setembro do ano passado.
Segundo Nilson Queiroga, consultor técnico do Seturn, este plano apresentado indica sugestões dos principais corredores onde há a possibilidade de implantação de faixas exclusivas, com isso a STTU irá fazer estudos de volume de tráfego, demanda de cada corredor, capacidade da via e a confecção de um projeto para a sua execução caso seja viável.
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