quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Procon multa o iFood em R$ 1,5 milhão após aplicativo trocar nomes de restaurantes por mensagens políticas

 

O Procon Carioca informou nesta quarta-feira (8) que multou o iFood em R$ 1.508.240. O órgão ligado à prefeitura do Rio de Janeiro disse que a empresa não deu informações sobre a alteração indevida no aplicativo que levou à exibição de mensagens políticas onde estariam os nomes de restaurantes. A plataforma pode recorrer da decisão.

O caso ocorrido em novembro fez vários estabelecimentos pelo país terem seus nomes trocados no aplicativo por mensagens de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e contrárias à vacina.

Na ocasião, o iFood afirmou que a alteração foi causada por meio da conta de um funcionário de uma empresa prestadora de serviço. Segundo o aplicativo, a conta do profissional “tinha permissão para ajustar informações cadastrais dos restaurantes na plataforma, e que o fez de forma indevida”.

O iFood afirmou ainda que a situação afetou 6% dos restaurantes cadastrados, mas alegou que não houve vazamento de dados de clientes ou entregadores. A companhia disse que os estabelecimentos que tiveram os nomes alterados seriam ressarcidos.

Após o ocorrido, agentes do órgão de defesa do consumidor iniciaram uma apuração e constataram que o iFood indica em sua Declaração de Privacidade que compartilha dados de usuários com empresas terceirizadas, incluindo informações de pagamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário