sábado, 11 de dezembro de 2021

Abate de bovinos no RN tem retomada no 3º trimestre de 2021, aponta IBGE

No terceiro trimestre de 2021, o Rio Grande do Norte abateu 17.214 cabeças de bovinos – dentre bois, vacas, novilhos, novilhas, vitelos e vitelas -, o que corresponde a um aumento de 10% em relação ao segundo trimestre do mesmo ano. Apesar disso, considerando os três primeiros trimestres do ano de 2021 somados, o resultado obtido até agora foi de 47.074.

É o pior nos últimos 16 anos para os mesmos trimestres de referência quando foi registrado 46.837 abates no total. Houve também uma redução de 14,5% quando comparado ao 3º trimestre de 2020.

Tratam-se de dados divulgados pela Pesquisa Trimestral de Abate, divulgada pelo IBGE neste mês de dezembro. Com esses números, o RN permanece sendo o penúltimo estado da região Nordeste em termos de abates de bovinos, ficando à frente apenas da Paraíba (13.934 cabeças). Em primeiro lugar está o estado da Bahia, tendo abatido mais de 233 mil bovinos.

Quantidade de galinhas poedeiras bate recorde

No somatório de julho, agosto e setembro de 2021, o Rio Grande do Norte superou 1,6 milhão de galinhas poedeiras, o maior número de toda a série histórica da pesquisa, que começou em 1987, superando o recorde que pertencia ao último trimestre deste mesmo ano (1,59 milhão).

No entanto, o número de ovos não acompanhou esse crescimento. O RN produziu 9,7 milhões de dúzias de ovos de galinha no terceiro trimestre de 2021, registrando uma diminuição de 1,4% da quantidade deste produto em relação ao recorde histórico obtido no trimestre anterior (9,9 milhões de dúzias). Essa diminuição foi acompanhada nos demais estados do Nordeste, exceto Piauí e Ceará, que registraram alta de 0,4% e 2,6% respectivamente

O estado potiguar ainda permanece como o quarto maior produtor de ovos de galinha do Nordeste, posição que já ocupava no trimestre anterior, ficando atrás de Pernambuco (55,6 milhões de dúzias), Ceará (58,3 milhões de dúzias) e Bahia (18 milhões de dúzias).

Os dados da Produção de Ovos de Galinha (POG) são divulgados trimestralmente pelo IBGE e suas informações são obtidas em estabelecimentos agropecuários que se dedicam à atividade de produção de ovos de galinha, independentemente de sua finalidade, e com capacidade de alojamento de 10.000 ou mais galinhas poedeiras e/ou matrizeiras.

Produção de leite industrializado volta a registrar queda

Foram produzidos cerca de 17,7 milhões de litros de leite industrializado no terceiro trimestre de 2021 no Rio Grande do Norte, o que representa uma redução de 2,6% na produção em relação ao trimestre anterior. É o segundo menor valor desde 2019, ficando à frente apenas do primeiro trimestre de 2021 (16,5 milhões de litros). Estes são dados que compõem a Pesquisa Trimestral de Leite, publicada pelo IBGE neste mês de dezembro

Importante destacar que com exceção de Sergipe, Ceará e Piauí, todos os demais estados do Nordeste apresentaram redução na produção, sendo a do RN a menor observada. Além disso, o leite industrializado teve sua produção diminuída em 3% em relação ao mesmo trimestre de 2020. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário