
A mamografia é o exame para mulheres que desejam analisar as mamas e saberem mais sobre possíveis doenças, como o câncer de mama. É um exame radiológico que faz a avaliação das mamas, e o aparelho de raio-X se chama mamógrafo.
O exame pode detectar lesões benignas e cânceres, comumente apresentados como nódulos, ou calcificações. É uma forma clínica de identificar precisamente o câncer de mama, reduzindo significativamente o número de mortes causadas por essa doença.
O exame de mamografia não é algo confortável a ser feito, é incômodo e resulta em dores nos seios em decorrência do procedimento necessário para se realizar o exame. Contudo, recentemente, chegou ao Brasil um novo modelo de mamografia que promete não machucar os seios e não possui radiação.
Entenda como funciona o exame de mamografia tradicional
Atualmente, existem dois tipos de aparelhos que realizam o exame de mamografia: o digital e o convencional. Os dois são feitos com raio-X, a única diferença é a forma como a imagem é captada.
No digital, o raio-X transmite a imagem imediatamente para a tela do computador, permitindo a armazenagem e recuperação das imagens eletronicamente. No convencional, a imagem é obtida da mama e armazenada em um filme, o qual é processado depois da exposição. Caso aconteça algum problema com o filme, as imagens terão de ser feitas novamente.
A realização do exame é feita de forma ambulatorial. A paciente fica em pé, próxima ao equipamento monográfico que pressionará as mamas, com a finalidade de espalhar o tecido mamário e reduzir as doses de radiações necessárias para obtenção das imagens.
Cada mama é comprimida individualmente, de forma horizontal e vertical. Durante o período do exame, a paciente precisa ficar imóvel, até mesmo segurando a respiração por alguns segundos para que as imagens sejam boas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário