domingo, 30 de junho de 2019

Quais são as vantagens das etiquetas nos códigos de barras e como escolhê-las

Códigos de barras no brasil já são tão frequentes no dia a dia que muitas vezes sequer reparamos neles. Seja em etiquetas adesivas ou impressos na embalagem, eles sempre estão ali.
É bem possível que você, enquanto consumidor, nunca tenha reparado na sua importância em toda a cadeia de suprimentos. No entanto, quando se é empresário, é preciso estar atento aos mínimos detalhes para garantir que tudo corra bem com seus produtos.
Mesmo não sendo uma obrigação legal, a maioria das empresas utilizam a codificação. Afinal, o aumento da produtividade e a diminuição do custo de processos são excelentes argumentos. A implantação dos códigos de barras diminui consideravelmente os custos de identificação, armazenamento e venda de produtos.
A praticidade é tanta que muitas empresas optam por incorporá-lo já à embalagem de seus produtos. No entanto, existem também empresas que por limitações do material de embalagem ou de características do produto, optam por fixar o código de barras em etiquetas adesivas.

Nas próximas linhas você vai saber mais sobre os tipos de etiquetas adequadas para os códigos de barras e como escolhê-las.

Vantagens das etiquetas adesivas para os códigos de barras

Como vimos, nem sempre é possível fazer a impressão do código de barras direto a embalagem. Às vezes, nem é desejável esse tipo de impressão devido a características da própria embalagem, do produto, do processo de armazenamento e transporte dos mesmos.
Em relação à impressão do código de barras, etiquetas apresentam algumas vantagens, como as que veremos a seguir.

Material diferenciado

Produtos com embalagens rugosas, porosas, irregulares, escuras ou embalagens plásticas apresentam dificuldade para leitura do código nos PDVs. Isso atrasa todo o processamento dos produtos, pois é necessário que o funcionário pare e digite o código à mão. Como se sabe, o código de barras mais comum no Brasil é o EAN-13, que tem 13 dígitos. Podemos imaginar que, quanto mais dígitos, mais demora no processamento e maior a probabilidade de erros na hora da digitação.

Esse é um problema facilmente resolvido com o uso de etiquetas adesivas com código de barras. O material com que são fabricadas as etiquetas adesivas é um diferencial pois facilita a leitura das listras, pelo leitor de código de barras.

Cor de fundo adequada

Não há ideia tão simples quanto um código de barras: listras pretas e brancas intercaladas, que são decodificadas por um leitor infravermelho. Desse modo, quando o leitor emite uma luz infravermelha, ela é absorvida pelas linhas escuras e refletida pelas linhas brancas.
Em seguida, o computador identifica e classifica as linhas em um sistema binário, atribuindo o valor zero para as linhas brancas e um para as linhas pretas.
Mas, o que fazer nos casos em que a embalagem do produto se apresenta irregular, em cores escuras, espelhadas (refletindo os raios) ou até mesmo não permitem impressão (como no caso de itens congelados e tecidos)?
Nesses e outros casos, as etiquetas especiais têm papel fundamental na identificação e comercialização do produto.

Mais visibilidade

Por não ter mais informações além do código de barras, a etiqueta adesiva será mais visível no produto. Principalmente em casos que a embalagem já possui outros códigos e informações relevantes.
Ter um local de destaque para o código de barras irá diminuir o tempo de processamento do produto, seja nas etapas de transporte e armazenamento, seja nos pontos de venda.

Como imprimir as etiquetas para códigos de barras

Antes de imprimir suas etiquetas com códigos de barras, você precisará gerar seu código no sistema apropriado. Também é preciso ter uma impressora adequada.
O processo de impressão de etiquetas com códigos de barras é feito em impressoras térmicas especiais.
O principal dado a conhecer é o material a ser utilizado na impressão. Nesse caso, a fita de transferência térmica, mais conhecida como ribbon. Esse material corresponde ao toner das impressoras comuns. A diferença nesse caso é que a impressão se dá pela transferência do ribbon ativado pelo calor e não somente pelo contato, como ocorre nas impressoras jato de tinta.
Existem três tipos de ribbon no mercado: revestido de cera, resina ou ribbon misto (cera mais resina). Cada um deles tem uso mais indicado para diferentes tipos de etiquetas. É importante conhecê-los para não errar na hora da compra.

Ribbon de cera

Tem menor custo de impressão e também menor durabilidade das informações. Indicado para códigos de barras que não contenham validade dos produtos ou dados que precisam ser permanentes. Bom lembrar que devido à baixa resistência, não podem ser expostos a atrito, calor e a produtos químicos.

Ribbon de resina

Apresentam maior resistência ou durabilidade das informações impressas. No entanto, precisam de uma temperatura maior durante o processo de impressão e têm custo mais alto que o ribbon de cera.
São utilizados em filmes como BOPP, polietileno e também sobre etiquetas em poliéster. A dica é utilizar o ribbon de resina quando as informações são essenciais e sua falta podem causar fragilidades ao processo.

Ribbon misto

Como o próprio nome diz, trata-se de um material que emprega ambas soluções na sua composição. O resultado é uma impressão mais resistente que a de cera, mas que exige menos temperatura para transferência do que as de resina.

Principais tipos de etiquetas para códigos de barras

As etiquetas para códigos de barras são produzidas em diferentes tamanhos e materiais. O que determina o material a ser utilizado são as características do produto que vai receber o código de barras.
Existem várias marcas, no mercado, dentre elas, as Etiquetas Pimaco apresentam excelente custo e qualidade. São vendidas em folhas ou bobinas para quantidades maiores.

Etiquetas em papel couchê

Tratam-se de etiquetas adesivas com superfície lisa que pode ser também brilhante. O ribbon empregado para a impressão é o ribbon de cera. Apresentam alta velocidade de impressão e baixo custo. No entanto, a durabilidade dos dados não é das maiores.
Portanto, não são indicados para dados que precisem permanecer por muito tempo na embalagem ou que comprometam a segurança e a confiabilidade do produto.
Os tamanhos mais comuns são:
  • 34mm x 23mm
  • 40mm x 30mm
  • 100mm x 50mm

Etiquetas em papel BOPP Fosco

São etiquetas impermeáveis, muito utilizadas para para produtos congelados ou que exijam maior resistência no manuseio da embalagem. O ribbon empregado para a impressão é o ribbon misto de cera com resina.
Têm como principais características a resistência ao atrito, a produtos químicos e sua alta durabilidade. Por outro lado, as desvantagens são o maior custo e a velocidade de impressão que acaba sendo bem menor.
Encontrada nos seguintes tamanhos:
  • 34mm x 23mm
  • 40mm x 30mm
  • 100mm x 50mm
Sabendo como escolher a etiqueta de código de barras adequada, a identificação dos produtos será muito mais eficiente. Assim, a empresa economiza tempo e dinheiro que pode ser empregado na melhoria dos processos

Nenhum comentário:

Postar um comentário