terça-feira, 25 de junho de 2019

Efeito Bolsonaro: Toyota demite 840 trabalhadores em SP



A Toyota anunciou a demissão de 340 trabalhadores das fábricas de Sorocaba (SP) e Porto Feliz (SP). A fabricante japonesa anunciou ainda que irá encerrar as atividades do terceiro turno nessas duas fábricas, no dia 5 de agosto, demitindo mais 400 trabalhadores de Sorocaba e mais 100 em Porto Feliz. Ao todo 840 funcionários serão dispensados pela corporação.

Segundo a Toyota, a crise aguda na Argentina colocou ponto final nos planos de aceleração da produção no Brasil. Já no fim de maio a Toyota havia anunciado o desligamento de 340 pessoas em Sorocaba, uma parte pela via de um plano de demissão voluntária (PDV) – que teve baixa adesão – e a maioria pelo encerramento de contratos temporários de trabalho. Agora, um mês depois, anunciou que no início de agosto vai desligar mais 400 temporários em Sorocaba e outros 100 em Porto Feliz, totalizando assim as 840 demissões.

Ainda não há informações sobre cortes nas empresas que integram o cinturão de fornecedores em Sorocaba.

Segundo o SMetal, a Toyota acenava com a projeção de produzir 200 mil veículos em Sorocaba a partir de 2021, com possibilidade de duplicar o número para 400 mil e finalizar a próxima década com 8 mil funcionários na planta. “Essa era a intenção inicial, antes dessa crise neoliberal ter atingido a fábrica”, declarou em nota Leandro Soares, presidente do sindicato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário