domingo, 23 de junho de 2019

Forte dos Reis Magos em natal poderá ganhar parque urbanístico

A imagem pode conter: oceano, céu, nuvem, atividades ao ar livre, água e natureza

A Fortaleza dos Reis Magos, um dos pontos turísticos mais conhecidos de Natal, vai ganhar um parque urbanístico em seu entorno. O Projeto Conceitual do Parque da Fortaleza dos Reis Magos, de autoria do arquiteto Haroldo Maranhão, foi apresentado na quarta-feira (19), no Auditório da Governadoria, no Centro Administrativo do RN. Se aprovado, o projeto Parque da Fortaleza dos Reis Magos deverá ser executado via programa PAC das Cidades Históricas, com sobra de verbas – na ordem de R$ 15 milhões, conforme sinalizado pelo IPHAN – das obras de recuperação da Pinacoteca, EDTAM, praças históricas etc.

“Este projeto aproveita todos os aspectos da beleza daquela área e não pode ficar perdido nas gavetas. O Governo está totalmente empenhado em transformar este sonho em realidade. Um povo que não cuida de sua cultura é um povo sem memória”, afirmou a governadora Fátima Bezerra. 

A ideia é fazer uma articulação que integra a Praia do Forte ao Museu da Rampa, no bairro das Rocas, incluindo ciclovias, com parque náutico, apreciando as belezas naturais tanto do mar quanto as do Rio Potengi. O projeto prevê ainda uma organização de espaços comerciais, fazendo uma juntura com toda a cidade.

Seriam duas etapas: a primeira é o tratamento urbanístico e paisagístico do entorno da Fortaleza; e a segunda é a criação de ciclovias e passeios que conectarão desde a praia de Ponta Negra até o Centro Histórico de Natal, nos bairros de Ribeira e Cidade Alta, tendo a Fortaleza dos Reis Magos e o Parque da Fortaleza como pontos centrais do percurso. Para tanto, o Governo do Estado precisa estar em comum acordo com as Forças Armadas, com a SPU (Secretaria de Patrimônio da União) e com a Prefeitura do Natal no que se refere às intervenções em áreas geridas por estes entes.

“Agradeço a iniciativa do governo do estado por tentar viabilizar esses recursos importantes para reativar o turismo na cidade do Natal. Nós já fomos o principal destino turístico do país, mas nos últimos anos, só temos andando para trás. A natureza foi pródiga com Natal. No quesito belezas naturais nós fomos muito bem servidos, mais ao lado das belezas naturais, nós precisamos oferecer muito mais para que o turista possa visitar, revisitar e divulgar nossa cidade, nosso estado”, disse o prefeito Álvaro Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário