domingo, 30 de junho de 2019

Lojas virtuais: quais os segredos das que têm sucesso?

Você sabia que abrir uma loja virtual é um dos negócios mais promissores dos últimos tempos? Isso mesmo!
Os números não mentem e o Relatório Webshoppers 2019 traz notícias quentíssimas e animadoras. A pesquisa, realizada e parceria com a e-Bit e o Nielsen, representa o mais confiável relatório do setor. Desse modo, descobrimos a taxa de crescimento do e-commerce, que em 2018 foi nada mais, nada menos que 12%.
Isso, sem levar em consideração que 2018 foi um ano turbulento, em meio a uma recessão, instabilidades econômicas e políticas. E mais: com Copa do Mundo e Eleições no calendário, ou seja, dadas as condições, esse foi um enorme avanço.
Portanto, para quem deseja abrir ou investir mais em seu e-commerce, a hora é essa! E uma boa prática que trazemos nesse artigo é aprender com quem já faz. Nos próximos tópicos você vai descobrir os segredos dos maiores e-commerces para alavancar suas vendas. Vamos lá!

O que define uma loja virtual de sucesso?

É certo que sucesso é um termo bastante relativo, pois está diretamente ligado aos anseios de cada empreendedor. Por exemplo, se você abriu sua loja virtual para não ter emprego fixo e consegue ter uma boa renda com ela, aí reside o seu sucesso.
Já se o seu objetivo é ser reconhecido pelos amigos e parentes como o dono de um negócio, ter uma marca com destaque é a garantia do seu sucesso pessoal.
Como não temos a possibilidade de avaliar os diversos conceitos pessoais de sucesso, vamos considerar um que parece ser o mais universal de todos: muitas vendas!
Porque algo que não dá negar é que mesmo com status, horário flexível e um bom nome na praça, não dá para levar uma loja virtual por muito tempo sem faturamento e lucro líquido, certo?
Esse também é o critério empregado pela A Sociedade Brasileira do Varejo e Consumo que divulga anualmente o Ranking com as 50 maiores empresas do e-commerce brasileiro.
Fonte: SBVC (2018)
Então, com esse conceito de vendas e geração de caixa em mente, fomos pesquisar os segredos das lojas que vendem muito na internet.

1) Agilidade na entrega – B2W Digital

A rede campeã em vendas no Brasil é não somente uma loja virtual, mas uma união de marcas como Americanas, Submarino, Shoptime e ainda o outlet SouBarato.
O segredo da empresa, segundo matéria publicada no Portal Exame, está na integração entre lojas físicas e online. E isso tende a crescer com iniciativas click and collect, em que o consumidor pode comprar pela internet e retirar na loja mais próxima.
Atenta para a importância de velocidade e custos de transportes em vendas no varejo online, a empresa integra a própria cadeia logística, sendo dona ainda de transportadoras especializadas.

2) Aposta no modelo de marketplace – Via Varejo

O conglomerado de marcas de propriedade da Via varejo inclui os e-commerces e lojas físicas de Casas Bahia, Ponto Frio e Extra. Mais uma vez, alternativas multicanais têm se destacado como sucesso no e-commerce.
O grupo, que é uma S.A. controlada pelo Grupo Pão de Açúcar, aposta no modelo marketplace, em que mais de 3 mil lojistas oferecem seus produtos.
Além disso, a gigante das vendas ainda tem como vantagem a multiplicidade de canais e de mercados atendidos. São vários ovos em várias cestas que garantem o resultado final.

3) Tecnologia e Inovação – Magazine Luiza

Luiza Helena Trajano é reconhecida como uma visionária, mesmo entre os colegas mais descrentes. Afinal, seu e-commerce foi um dos primeiros do país, inaugurado em 1995. Em um tempo que a internet era só um rascunho do que poderia ser um dia, a jovem apostou em colocar o negócio de família em um canal de vendas totalmente novo.

Um dos segredos do sucesso é exatamente esse: um alto investimento em tecnologia e interação com o cliente. Suas ofertas e promoções levaram o nome da empresa a destaque nacional. Já a tecnologia, carro chefe da administração de Frederico Trajano, amplia sua presença no varejo.
Embora sempre concorrendo com conglomerados de empresas, seus resultados são expressivos. Foi a primeira empresa e implementar a estratégia omnichannel, muito antes de a mesma ser tão divulgada.
Inovação para a empresa é tão importante que eles mantêm um centro de inovação, onde desenvolve tecnologias que ampliam ainda mais sua larga contribuição no mercado.

4) “Preço mais baixo, sempre” – Walmart Brasil

A marca de varejo de Sam Walton, em sua representação nacional, ganhou novas cores e novas práticas. No entanto, o que se mantém inalterado é exatamente o segredo do sucesso da varejista americana.
Uma cultura forte de redução de custos e despesas, que contempla toda a cadeia de suprimento. Esse esforço reflete diretamente nos preços apresentados, tanto em seu e-commerce quanto nas lojas físicas.

5) Resiliência e coragem – Grupo NetShoes

Uma empresa que nasceu para vender sapatos e com a aposta na internet, se tornou a maior loja virtual de artigos esportivos do Brasil. Essa é a Netshoes, que em 2018 abocanhou a quinta maior fatia entre as vendas das lojas virtuais.
Em uma trajetória marcada pela tentativa e erro, a resiliência de seus donos foi seu maior segredo. Criada pelos primos Marcio Kumruian e Hagop Chabab em 2000, o e-commerce levou três meses até realizar a primeira venda. O que para muitos seria motivo para desistir, foi o combustível da dupla. Desse modo, seu crescimento inicial lento, foi se acentuando e em pouco tempo a Netshoes tornou-se um fenômeno nacional.
Sem modelos de empresa a seguir, foram pavimentando seu caminho com as experiências vividas. Sua principal decisão foi a de fechar toda a parte física das lojas, dedicando-se totalmente à loja virtual.

Conclusão

Ter uma loja virtual de sucesso não é trabalho para um ou dois dias. No entanto, com foco e dedicação é possível construir um verdadeiro império.
Em resumo, apresentamos exemplos nacionais e internacionais de empresas que começaram pequenas e hoje são grandes marketplaces. Pode-se aprender com a trajetória de cada uma delas.
Entretanto, o grande segredo não é copiar estratégias, mas saber o que funcionou e pode, de alguma forma, ser adaptado ao tamanho e modelo de seu negócio.
Gostou desse artigo? Comente aqui embaixo qual dos segredos você mais gostou de conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário