terça-feira, 15 de setembro de 2020

Inscrições para II Conferência Estadual de Segurança se encerram nesta terça



Representantes da sociedade civil organizada, trabalhadores vinculados à Segurança Pública e gestores do setor tem até esta terça-feira, (15) para se inscreverem na II Conferência Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte. O evento será realizado nos próximos dias 16, 17, 18 de setembro, em ambiente virtual.
Os interessados em contribuir para a construção da Política e do Plano Estadual de Segurança Pública devem fazer a inscrição pela internet no site https://www.conectarn.com/seguranca. Todas as informações sobre a II Conferência Estadual, desde o regimento interno à programação completa do evento, estão disponíveis no site. A confirmação da inscrição será enviada por e-mail até o dia 16 de setembro de 2020.
A segunda edição tem como tema “Cidadania e Participação Popular” e pretende abrir um amplo debate, democrático e plural com a sociedade potiguar, de forma a contribuir com a elaboração da Política e do Plano Estadual de Segurança Pública e de Defesa Social (PESP), dando visibilidade às etapas já realizadas e contemplando as contribuições de outros atores, para além das instituições estaduais. O evento acontece após onze anos de realização da última edição. 
A Conferência está constituída por três etapas: a sessão solene e palestra de abertura, no dia 16, às 18horas. Nos dias 17 e 18 acontecerão as oficinas de discussões por eixos temáticos, terminando com a Plenária Final. 
As oficinas serão divididas por sete eixos temáticos: Políticas sobre drogas, racismo institucional, redução de danos e segurança pública: desafios e perspectivas; A Segurança Pública e a violência contra as mulheres, crianças, LGBTs e PcD; População em situação de rua, refugiados, apátridas, imigrantes, e o direito fundamental à segurança pública; Sistema penitenciário e sistema socioeducativo: dois paradigmas para a ressocialização; Comunidade e Segurança Pública: prevenção e controle social, repressão qualificada, organizações criminosas e redução de CVLI; Integração entre os órgãos de segurança pública e o sistema de justiça criminal; Valorização profissional, reestruturação e otimização das condições de trabalho para os profissionais de Segurança Pública.
Cada oficina não poderá ultrapassar o limite de 50 delegados (as) por sala.
Programação
16 DE SETEMBRO
18h às 18h30 – Apresentação cultural
18h30 às 19h – Abertura oficial e fala das autoridades
19h às 19h30 – Palestra de abertura com o ex-Secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri.
17 DE SETEMBRO
8h às 9h – Apresentação dos trabalhos realizados pela Comissão Especial responsável pela elaboração do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do RN.
9h às 12h – OFICINA TEMÁTICA 1.1 Políticas sobre drogas, racismo institucional, redução de danos e segurança pública: desafios e perspectivas.
9h às 12h – OFICINA TEMÁTICA 1.2 A Segurança Pública e a violência contra as mulheres, crianças, LGBTs e PcD.
13h às 16h- OFICINA TEMÁTICA 2.1 População em situação de rua, refugiados, apátridas, imigrantes, e o direito fundamental à segurança pública.
13h às 16h – OFICINA TEMÁTICA 2.2 Sistema penitenciário e sistema socioeducativo: dois paradigmas para a ressocialização.
17h às 20h – OFICINA TEMÁTICA 3.1 Comunidade e Segurança Pública: prevenção e controle social, repressão qualificada, organizações criminosas e redução de CVLI.
17h às 20h – OFICINA TEMÁTICA 3.2 Integração entre órgãos de segurança pública e o sistema de justiça criminal.
18 DE SETEMBRO
9h às 12h – OFICINA TEMÁTICA 4.1 Valorização profissional, reestruturação e otimização das condições de trabalho para os profissionais de Segurança Pública.
14h às 17h – Plenária final e relatorias.
17h – Encerramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário