sexta-feira, 27 de novembro de 2015

5 dicas para não ser enganado por descontos falsos na Black Friday

20151126132655_660_420
A Black Friday deste ano acontece nesta sexta-feira, 27, e muitos potenciais consumidores estão desconfiados. Afinal, as primeiras edições do evento no Brasil popularizaram o termo “Black Fraude”, em referência aos falsos descontos ofertados por muitos lojistas e fabricantes em geral.
Se você quer comprar um celular, TV, videogame ou qualquer outro item (eletrônico ou não), é preciso estar atento. Para que você não acabe sendo vítima de promoções do tipo “tudo pela metade do dobro”, listamos abaixo algumas dicas que podem te ajudar a encontar descontos verdadeiros nesta Black Friday.
1 – Pesquise preços
Tente não fechar a compra do primeiro produto que aparecer na sua frente prometendo descontos de 20%, 30% ou 40%. Pesquise em outras lojas e compare preços. Em caso de eletrônicos, vale até vasculhar o site da fabricante ou páginas de notícias em busca do valor original. Não tenha pressa.
2 – Acompanhe os produtos desejados
Também não é recomendado aproveitar a Black Friday para adquirir um produto que nunca despertou seu interesse antes. Se você estiver de olho naquele celular ou notebook específico há algum tempo, acompanhe as flutuações no preço e o quanto ele custa antes da sexta-feira. Assim você saberá se aquele desconto faz, de fato, alguma diferença.
3 – Confirme a reputação da loja
A maioria dos grandes verejistas deve aderir à Black Friday, assim como muitas empresas menores e pouco conhecidas do mercado. Por isso, certifique-se de que, ao comprar algo de uma loja que você não conhece, outros clientes aprovaram e recomendaram o serviço. Contudo, procure dar preferência àquelas com as quais você já está acostumado.
4 – Desconfie de ofertas “generosas”
Descontos girando em torno de 20% e 30% são normais na Black Friday. Com sorte, é possível encontrar produtos de qualidade até pela metade do preço original. Mas procure desconfiar de ofertas que cheguem a oferecer 80% ou 90%, já que números tão altos podem esconder o valor real, gerando a ilusão de um desconto que, na prática, não é vantajoso.
5 – Atenção aos pormenores
Outra tática usada por lojistas mal-intencionados é a de cobrir o valor do desconto com taxas abusivas. É comum que a entrega de um item que ficou 15% mais barato, por exemplo, cobre do cliente um frete absurdamente fora da realidade, tornando a compra final ainda mais cara do que em qualquer outro dia além da Black Friday. Leia com atenção as exigências e condições de cada promoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário