terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Como escolher um nome para um produto ou empresa; conheça a importância do naming



A escolha do nome de um produto ou de uma empresa é uma das etapas mais importantes da vida mercadológica desta ou daquele. Mas infelizmente a gente vê com bastante frequência nomes de produtos que poderiam ter sido melhor escolhidos. Já percebi que muita gente escolhe nome de produto baseado somente nos seus gostos pessoais. Não pode ser assim. Gosto pessoal é importante, mas não pode ser o determinante da escolha. Se você está pensando em criar uma nova marca, seja para uma empresa ou um produto, precisa saber que existe uma técnica pra isso, chamada naming (nomear, em inglês), que é um processo de criação de nome para empresas ou produtos. E para fazer naming de maneira correta, é preciso ter técnica, experiência em posicionamento de produtos no mercado e uma boa dose de criatividade. Lembro ao amigo leitor que o nome de uma marca vai influenciar diretamente no comportamento do consumidor, pois representa os valores e os objetivos da marca.

A criação de um nome deve observar pontos importantes. Vou dar algumas dicas rápidas. Primeiro: atente para a pertinência do nome e nunca escolha nomes contraditórios, que possuam qualquer dificuldade de entendimento do que se trata o produto. Segundo: faça uma avaliação da sonoridade e da escrita do nome. Não existe coisa pior do que ter que ficar soletrando o nome da sua marca toda vez que alguém precisa escrevê-lo. Terceiro: verifique a disponibilidade da patente do nome. Muita gente se preocupa primeiro com o domínio do site, mas esquece do principal, que é checar se o nome que escolheu está disponível para registro no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial. E por último faça uma análise básica do search do produto, conhecido como SEO, que são as iniciais de search engine optimization, que vai medir o grau de dificuldade em aparecer entre os primeiros resultados nas buscas na internet. Muita gente cuida do local físico, do mobiliário, da equipe, na hora de nomear um produto, mas deixa para cuidar do mais importante por último: a identidade da empresa no mercado, o mais básico dos básicos, que é o nome, a identidade do produto. Não economize nisso. Procure um profissional ou uma empresa especializada. Naming não é para amadores. O seu produto agradece.

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