segunda-feira, 21 de março de 2022

Inmet alerta para chuvas de até 100 milímetros em todo o RN

 

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas fortes, com potencial para atingir um acumulado de até 100 milímetros, em todo o Rio Grande do Norte (RN). O aviso é válido até 11h da terça-feira (22). O alerta do Inmet é de “perigo”, o segundo numa escala de três níveis de preocupação. O nível inicial é o “perigo potencial” e o mais intenso é o “grande perigo”.

Segundo o órgão, as chuvas podem atingir de 30 a 60 milímetros por hora ou 50 a 100 mm/dia. Os ventos também chegam a entre 60 e 100 km/h.  O Inmet alerta que há o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas em chuvas dessa intensidade.

Entre as recomendações, o Instituto diz que em caso de rajadas de vento, as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e também não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Se for possível, outra orientação é desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Para orientações e no caso de emergência, devem ser acionados a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Nenhum comentário:

Postar um comentário