sábado, 26 de março de 2022

Estados definem metas para fortalecer agricultura familiar



Realizar a I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária – FENAFES, programada para o período de 15 a 19 de junho no Centro de Convenções de Natal-RN, e reunir o máximo da diversidade da região, é uma das principais metas para o ano de 2022dos estados que compõem a Câmara Técnica da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste e o Fórum dos Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste. Em reunião presencial realizada na capital paraibana na quarta-feira 23, o secretário Alexandre Lima, titular da Secretaria do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte, assumiu a coordenação desses importantes espaços de discussão que visam a unificação das ações em prol do fortalecimento da agricultura familiar na região.

O gestor potiguar avaliou positivamente o encontro realizado no Nord Luxxor Hotel, em João Pessoa, oportunidade em que foram apresentados todos os detalhes acerca da realização do evento que está sendo aclamado como A Grande Festa da Colheita. “Será uma excelente oportunidade para os agricultores e as agricultoras familiares de todo Nordeste apresentarem e venderem seus produtos durante quase uma semana, num espaço estratégico e muito especial, com vista para o Morro do Careca, um dos cartões postais mais famosos do Nordeste. A feira será uma grande vitrine que a agricultura familiar merece”, declarou o secretário.

Alexandre reforçou que é necessária a participação e a presença de representantes dos nove estados nordestinos, para que o evento tenha visibilidade e gere perspectivas de crescimento e valorização ao setor, responsável por produzir mais de 70% dos alimentos que chegam à mesa das famílias brasileiras. “Teremos espaços para que os estados mostrem os seus produtos, suas experiências exitosas, e ainda teremos encontros, seminários, comidas típicas, forró pé de serra e vários outros atrativos, tudo com o objetivo de mostrar que a agricultura familiar é pujante e necessária”, pontuou.

Além da representação potiguar e paraibana, marcaram presença os estados do Piauí – secretárias Patrícia Vasconcellos (SEAF), Ceará, com a secretária Ana Teresa (DAS), e Alagoas, representado por Luciano Patrício Nascimento, superintendente de Inclusão Produtiva e a chefe de gabinete Anne Liracy Canuto. Dentre as sugestões para a I FENAFES, as gestoras presentes afirmaram e o Fórum acatou que a participação de mulheres deve ser pensada como estratégia de mobilização, visto que existe um número cada vez mais expressivo de mulheres no campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário