segunda-feira, 7 de março de 2022

Coronavírus pode infectar pênis, testículos e próstata, indica novo estudo

 

Um estudo realizado em animais, conduzido por pesquisadores nos Estados Unidos, revelou que o Coronavírus, SARS-CoV-2, é capaz de infectar diferentes tecidos do órgão genital masculino.  A pesquisa feita em macacos contaminados mostrou que o vírus atingiu a próstata, os testículos e o pênis, e acredita-se que o mesmo aconteça com seres humanos.

A Covid-19, uma infecção viral do trato respiratório, mostrou-se capaz de provocar danos a diferentes órgãos para além dos pulmões, incluindo o coração, os rins e o cérebro. O estudo indica que sintomas como disfunção erétil, relatados por alguns pacientes de Covid-19, podem ser causados diretamente pelo vírus,. 

Os cientistas utilizaram uma técnica de tomografia computadorizada de corpo inteiro dos animais. Eles esperavam detectar o vírus em locais como os pulmões e o nariz, devido às características de transmissão da doença. 

“Vimos um completo espalhamento pelo trato genital masculino. Ficamos surpresos com esse resultado”, disse Thomas Hope, principal autor do estudo e professor de biologia celular e do desenvolvimento da Feinberg School of Medicine da Northwestern, em Chicago, ao New York Times.

Os estudos clínicos sugerem que 10% a 20% dos homens infectados por SARS-CoV-2 apresentam sintomas relacionados à disfunção do trato genital. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário