quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Municípios do RN estão sem receber leite do Governo do Estado e repasses do Governo Federal

Diante da falta repasses de recursos regulares e uma portaria de equalização financeira por parte do Governo Federal, tem sido cada vez mais difícil para os municípios e seus gestores, a manutenção dos serviços socioassistenciais abertos a população.

De acordo com Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do RN, o cenário estadual não é diferente. “Quando falamos de repasse de recursos tem um desenho semelhante. Enfrentamos a falta de Cofinanciamento da Proteção Básica, e atrasos no Cofinanciamento da Proteção Especial bem como dos Benefícios Eventuais, por parte da SETHAS e Fundo Estadual de Assistência Social o que terna ainda maiores as dificuldades dos municípios”, explicou o COOGEMAS em nota.

Quanto ao Programa do Leite do Governo do Estado, programa que tem importante papel para assegurar complementação alimentar as famílias vulneráveis nos municípios, obtivemos informações como os municípios filiados ao COEGEMAS que: 42 municípios não estão recebendo leite, há mais de 90 dias e 117 estão recebendo leite, mas 98 destes tiveram diminuição considerável na quantidade entregue pelos lacticínios.

Diante da portaria de equalização e atraso nos repasses por parte do Governo Federal. E diante da falta de Cofinanciamento da política de Assistência Social por parte do Governo Estadual, e descontinuidade regular do fornecimento de leite aos municípios, o Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social, tem tentado junto a SETHAS e do Ministério da Cidadania sempre o diálogo, no entanto,nada tem avançado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário