domingo, 13 de fevereiro de 2022

INSS: Aposentadoria feminina por idade só será possível em 2023

aposentadoria por idade do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) segue refletindo as novas regras previstas na reforma da Previdência, em vigor desde novembro de 2019. As mais prejudicadas pelas mudanças na lei são as mulheres, que terão que esperar mais tempo para acessar o benefício.

Em 2022, a aposentadoria por idade é concedida aos segurados que cumprem os seguintes requisitos:

  • Homem: 65 anos de idade e 15 anos de contribuição (quando já contribuía antes da reforma) ou 20 anos de contribuição (quando começou a contribuir após a reforma).
  • Mulher: 61 anos e seis meses de idade e 15 anos de contribuição.

Entretanto a idade mínima exigida das trabalhadoras vai aumentar ainda mais em 2023. A partir do próximo ano, somente as seguradas com mais de 62 anos de idade poderão solicitar o benefício do INSS.

Tabela da aposentadoria por idade para mulheres

AnoIdade mínima
202060 anos e seis meses de idade 
202161 anos de idade
202261 anos e seis meses de idade
202362 anos de idade 

Como é possível perceber, a regra de transição determina um aumento de seis meses no tempo de contribuição, a cada ano, até o limite de 62 anos. A partir do próximo ano, essa será a nova idade mínima oficial para solicitar essa modalidade e aposentadoria.

Nascidas no segundo semestre

As trabalhadoras que fazem aniversário no segundo semestre do ano são as que precisam ficar mais atentas às mudanças. Isso porque, com a exigência dos seis meses a mais, elas podem ter que adiar a aposentadoria.

Por exemplo: quem faz 61 anos em agosto de 2022 não poderá se aposentar neste ano por não ter a idade exigida (61 anos e seis meses). Assim, ela terá que aguardar até 2023 para atingir o tempo necessário e dar entrada no benefício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário