domingo, 6 de fevereiro de 2022

A Pandemia e o condicionamento físico dos idosos; Leia. Você vai gostar

Especialistas em saúde estão preocupados que a Pandemia, ao alterar as rotinas diárias, tenha reduzido a mobilidade e o condicionamento físico dos idosos.

Os efeitos do isolamento, já percebido  nas silhuetas e roupas apertadas, começa a aparecer  em trabalhos de observação científica.

Aqueles quilinhos a mais, têm explicação.

Pandemia tornou muitos idosos menos ativos

Muitos especialistas em saúde estão preocupados com o agravamento do condicionamento físico e da mobilidade entre os idosos desde que o Covid-19 alterou a rotina diária.

Pesquisas recentes indicam que muitos daqueles que tiveram infecções leves a moderadas, mesmo alguns que conseguiram evitar completamente o vírus, podem estar sofrendo declínios funcionais.

Até o momento, grande parte da atenção dada aos efeitos da pandemia na população idosa se concentrou em sua assustadora taxa de mortalidade: quase três quartos dos americanos que morreram tinham 65 anos ou mais.

Os pesquisadores também relataram que, sem surpresa, idosos cujos sintomas de Covid-19 se tornaram graves o suficiente para exigir hospitalização, muitas vezes enfrentavam problemas persistentes de saúde física e mental.

“Quando você está hospitalizado e é velho, leva muito tempo para se recuperar”, disse Marla Beauchamp, que pesquisa mobilidade, envelhecimento e doenças crônicas na Universidade McMaster em Hamilton, Ontário.  “A Covid-19 ainda os está impactando de maneira significativa meses e meses depois.”

Mas doenças menos graves também podem afetar sua capacidade física.  O Dr. Beauchamp liderou um estudo recente com canadenses com mais de 50 anos que confirmaram, foram prováveis ou suspeitos de Covid-19 em 2020, quando os testes não estavam amplamente disponíveis.  O estudo revelou piora da mobilidade entre aqueles com doença leve a moderada – 93% dos quais nunca foram hospitalizados – em comparação com aqueles sem Covid-19.

Quase metade daqueles com 65 anos ou mais que contraíram Covid-19 relatou menos capacidade de se envolver em atividades físicas, como caminhar e se exercitar, do que antes da Pandemia – mas cerca de um quarto daqueles que não foram infectados também.  Proporções menores dos não infectados disseram que sua capacidade de se locomover pela casa e fazer tarefas domésticas, como lavar louça e tirar o pó, também diminuiu.

Embora parte desse declínio possa refletir o envelhecimento normal, o estudo mediu as mudanças em apenas um período de nove meses.  Nas pessoas que não desenvolveram Covid-19, “a razão mais plausível para o declínio são as restrições de saúde pública durante a pandemia”, disse Beauchamp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário