domingo, 17 de julho de 2016

Superação das adversidades no Seridó é destaque no Globo Rural


sitio_mirador_seu_mauricio-19-750x498
Desenvolvido no Sítio Mirador, propriedade de Maurício Romualdo dos Santos distante 7 km do centro de Currais Novos, o projeto agrossilvipastoril é um modelo exitoso para a região do Seridó. Ele chegou a atrair até mesmo o interesse do programa rural da TV Globo, que enviou o repórter e apresentador Nélson Araújo para conhecer a experiência na última terça-feira, 12.

Até agosto de 2015, seu Maurício, de 59 anos, possuía apenas uma ovelha em seus 25 hectares de terra e sua renda mensal era de R$ 80,00. O sítio sofria com a erosão acentuada e a família padecia com a falta de perspectivas de mudanças e de qualquer alternativa econômica para uma área tão pouco promissora.

Onze meses se passaram e a situação hoje é bem diferente. Graças à Assistência Técnica da EMATER foi possível enxergar uma luz no fim do túnel. Seu Maurício, que só tinha uma ovelha, sonhava com um rebanho e com melhores condições para sua família. Com a orientação prestada pelos extensionistas da EMATER, Nilton Oliveira e Maria Elina Carvalho, seu Maurício multiplicou sua produção e passou a ver a terra com outros olhos.

Seu Maurício teve acesso ao crédito e obteve R$ 4.000,00 (quatro mil reais) junto ao Banco do Nordeste; com a soma, adquiriu 08 animais que geraram o atual rebanho de 50 cabeças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário