quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Sinduscon e Crea-RN realizam campanha de doação de sangue no Hemonorte nesta sexta-feira (1º)

Nessa sexta-feira (01), o Crea-RN estará junto ao Crea Jr-RN e o Sinduscon, na sede do Hemonorte, na Alexandrino de Alencar, nº 1800, no Dia D da campanha Engrenagem do Bem: Doe Vida. A ação visa colaborar com o aumento do estoque do banco de sangue que vem enfrentando dificuldade com o baixo número de voluntários.

Se você quiser participar do Dia D da Engrenagem do Bem, basta se dirigir ao Hemonorte no dia 01 de outubro, das 8h às 17h, portando documento com foto como Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação ou Carteira Profissional, emitida pela classe, e fazer a doação.

Os voluntários devem seguir alguns critérios básicos para ser um doador de sangue:

  • É preciso estar saudável; ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);
  • pesar no mínimo 50 kg;
  • estar alimentado, evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação;
  • caso seja após o almoço, aguardar 2 horas e ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

Confira outras regras para ser um doador de sangue no Hemonorte, clicando aqui.

A presidente Ana Adalgisa Dias Paulino afirma que a ideia da campanha é convocar todos, não só os profissionais da engenharia, agronomia e geociências, mas os estudantes e os empresários para serem doadores regulares. “Precisamos despertar essa reflexão sobre a importância da doação que salva vidas”, afirma a presidente do Conselho.

“Nosso papel enquanto futuros profissionais é entender e transparecer que o conselho existe em função da sociedade e que devemos protegê-la, logo, a ação social é uma forma de nós cumprirmos esse papel ainda enquanto estudantes e jovens profissionais”, afirma a presidente do Crea Jr, Ana Beatriz Farias.

O empresário Silvio Bezerra, presidente do Sinduscon, também está empenhado em sensibilizar a todos os empresários da construção civil sobre a importância de sermos voluntários. ” Está na hora de darmos o nosso sangue, não só para a construção civil, mas também para aqueles que estão precisando”, disse o presidente.

Recomendação para o dia da doação

  • Não vá doar sangue em jejum, evite apenas alimentos gordurosos;
  • Durma no mínimo 6 horas na noite anterior;
  • Não faça uso de bebida alcoólica nas 12 horas anteriores;
  • Evite fumar pelo menos 2 horas antes da doação;
  • Não esqueça de levar documento oficial com foto (identidade, carteira de motorista, identidade funcional, passaporte, carteira de trabalho, reservista).

Nenhum comentário:

Postar um comentário