A rede varejista Zara, do grupo espanhol Inditex, passa por uma reorganização mundial para focar mais nas vendas digitais que envolve ainda o encerramento de lojas de menor porte. O plano foi traçado em 2020 e, no Brasil, teve início ainda no ano passado, com o fechamento de lojas em Joinville (SC) e São José dos Campos (SP). Em 2021, haverá encerramento de atividades em mais 5 cidades: Vila Velha (ES), Uberlândia (MG), São Bernardo (SP), Campo Grande (MS) e Goiânia (GO).
A previsão é de que a rede fique com 49 lojas das 56 existentes no país antes da execução do plano. Antes da pandemia, a Inditex tinha cerca de 7.400 lojas pelo mundo, número que deve ficar entre 6.700 e 6.900 após a reestruturação.
Os critérios para definir quais lojas saem do portfólio da empresa são tamanho e localização. A estratégia é seguir com as grandes lojas, que podem alavancar a estratégia online da companhia. Para alcançar essa meta, esses estabelecimentos deverão passar por uma modernização.
A Inditex, dona das marcas Zara, Bershka, Pull & Bear e Massimo Dutti, anunciou em junho de 2020 o fechamento de 1.200 lojas em todo o mundo, o que será compensado pela abertura de outras 500.
As vendas do grupo tiveram queda de 44% no primeiro trimestre fiscal do ano passado em relação a 2019 por causa pandemia de covid-19, segundo o jornal inglês The Guardian. Entre fevereiro e abril de 2020, a Zara registrou um prejuízo de 443 milhões de euros.
CNN
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