sábado, 16 de janeiro de 2021

Coroa-de-cristo: como cuidar dessa planta cheia de espinhos


O nome botânico da planta coroa-de-cristo é Euphorbia milii, mas ela tem esse nome popular por conta dos seus caules espinhosos, assim como a coroa de Cristo. E atenção: é preciso ter cuidado ao manuseá-la, pois essa é uma planta tóxica. Então, use luvas para não deixar que o líquido leitoso do seu interior entre em contato com a pele. Veja quais são as principais características de cultivo dessa planta para tê-la bem bonita no seu jardim.

Características gerais

A coroa-de-cristo é um arbusto suculento. Essa planta pode ter diferentes portas, de acordo com a variedade escolhida. Se você tem pouco espaço, escolha uma espécie anã, que cresce mais na horizontal e fica com cerca de 50 centímetros de altura depois de adulta.

Se tiver um espaço maior, escolha espécies mais arbustivas, que ultrapassam 1 metro e meio de altura. Essa planta dá flores pequenas e delicadas, geralmente vermelhas, mas também podem ser brancas, amarelas e cor-de-rosa.

Luminosidade

Essa é uma planta interessante para cultivar em jardins bem ensolarados, pois ela gosta de sol pleno para crescer forte e saudável. Evite plantá-la em um local com sombra na maior parte do dia, ou poderá não sobreviver.

Clima

O clima mais quente é o melhor. Se você mora em uma região com inverno rigoroso, com risco de geadas, é melhor não colocar muita expectativa sobre essa planta, pois ela não gosta de frio intenso.

Regas

As regas moderadas são ideais para a coroa-de-cristo. Como ela é uma planta suculenta, armazena água no seu interior, então não precisa ser regada com frequência. Se ela estiver no jardim, os dias de chuva dão conta do recado. Faça regas apenas nas épocas de maior seca, quando passam semanas sem chover.

Terra para plantio

Na hora de plantar a sua coroa-de-cristo no jardim, escolha uma terra mais arenosa. Pode misturar uma parte de de areia de construção à terra de jardim adubada com um pouco de esterco.

Adubação

coroa-de-cristo adubo

Não tem muita exigência quanto à adubação para essa planta. Você pode oferecer um pouco de adubo à ela a cada 4 ou 6 meses, em média. Pode ser um pouco de areia misturada com húmus ou com composto orgânico, misturando na terra. É importante misturar um pouco de areia no adubo para evitar que a terra fique muito compactada.

Reprodução

Para fazer novas mudas, pode fazer a reprodução pela estaca de caule. Escolha um caule adulto, que tenha pelo menos 3 gemas, e corte com uma tesoura de poda bem limpa. Depois, coloque esse caule na terra preparada ou na água para enraizar. Se for colocar na água, troque essa água uma vez por semana para repor o oxigênio. Depois que soltar raízes, plante na terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário