Com grande parte dos restaurantes, lanchonetes e bares fechados durante a pandemia, os brasileiros priorizaram a alimentação em casa. E isso se refletiu no aumento dos gastos com supermercados. Segundo um levantamento feito pela fintech Mobills, que tem um aplicativo de gestão financeira, essa alta foi de 28% em dezembro, comparado com março, primeiro mês de pandemia. Na comparação entre dezembro e janeiro, período pré-pandemia, a alta foi de 12%.
Segundo Larissa Brioso, educadora financeira da Mobills, a incerteza vista em março fez com que as pessoas diminuíssem seus gastos. Dessa forma, foi registrada uma queda de 13% nas despesas com mercado em comparação a janeiro. Depois, quando os consumidores começaram a entender o cenário e a viver na dinâmica do isolamento (sem a possibilidade de comer fora, por exemplo), esses gastos voltaram a subir.
Na comparação com janeiro, período pré-pandemia, a alta foi de pico aconteceu em julho, quando essas despesas aumentaram 57% em relação a março e 36% em relação a janeiro, período antes da pandemia se alastrar pelo país.
Segundo a Mobills, no segundo semestre esses gastos foram apresentando uma queda mensal, já que muitos estabelecimentos voltaram a funcionar. Ainda assim, no mês de dezembro os brasileiros gastaram 12% a mais nos supermercados do que em janeiro.
A fintech mapeou que em janeiro o ticket médio gasto nesses estabelecimentos era de R$ 342,92. Em maio, mês do maior pico do ticket, a média foi de R$ 424,68, o que equivale a um aumento de 24% em comparação com o primeiro mês do ano. Em dezembro, o valor caiu para R$ 343,98.
A pesquisa foi feita com base nos dados de mais de 42 mil usuários do aplicativo desenvolvido pela fintech.
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