quinta-feira, 25 de abril de 2019

Com aval da Fifa, CBF vai implementar mudanças na regra já no início do Brasileiro



O Campeonato Brasileiro 2019 começará, neste final final de semana, com uma novidade: as mudanças nas regras do futebol. Divulgadas pela Ifab (International Football Association Board), elas passariam a ter validade inicialmente em de 1º de junho. A CBF, porém, pediu autorização para implementá-las a partir da primeira rodada da principal competição nacional.
Em março, a Ifab aprovou a alteração. A ideia era implementá-las após o fim da temporada europeia. A Copa América no Brasil, que começa em 14 de junho, já ocorrerá diante das novas normas.
O Blog Bastidores da Arbitragem fez um resumo das mudanças ao detalhar as 12 mais significativas (confira clicando aqui).
Uma das principais alterações é sobre lances de mão na bola. Qualquer jogada de gol em que a bola for tocada pela mão do jogador será invalidada. Outra mudança importante é na cobrança de pênalti. Atualmente, os goleiros precisam manter os dois pés sobre a risca do gol até o adversário chutar a bola. A mudança permitirá que eles fiquem com só um pé na linha.
Santos e SP receberam o ofício encaminhado pela comissão de arbitragem, mas não entenderam que as mudanças já valeriam pra agora. O CSA não tem o documento em mãos, mas disse estar ciente de que as mudanças são imediatas.
Corinthians, Fluminense, Palmeiras e Chapecoense receberam ofício e dizem estar cientes que as mudanças são para agora. O Atlético-MG diz não ter o documento e garante que o efeito das novas regras não será imediato.
São Paulo, Santos, Athletico e Grêmio foram, até o momento, os clubes que pediram palestra para explicação das novas regras. Já Fortaleza e Goiás terão palestra sobre o VAR, já que ainda não estiveram em jogos onde o recurso estava disponível.
Confira o ofício da comissão de arbitragem
Para complementar as informações contidas na circular n.15m que contém as alterações na regra do futebol, ocorridas durante a 133ª Reunião Geral Anual (AGM) da International Football Association Board (The IFAB) , encaminhamos-lher o documento abaixo “REGRAS DO JOGO 2019/2020 – MUDANÇAS E ESCLARECIMENTOS”, com conteúdo completo das alterações já informados na referida Circular.
Apesar do título do documento “REGRAS DO JOGO 2019/2020 – MUDANÇAS E ESCLARECIMENTOS”, a CA/CBF confirma que, oportunamente, prestará todos esclarecimentos técnicos que as mudanças ensejarão na prática, vistando, como dito, a alcançar um padrão o mais aproximado possível da arbitragem.
Informamos que os campeonatos brasileiros das séries A, B, C e D desde o seu início serão regidos pelo novo texto e a Copa do Brasil adotará as alterações a partir das oitavas de final. Para as competições de base e feminino, que já estão em andamento informaremos oportunamente quando serão adotadas as alterações da Regra do Jogo.
A adoção das novas regras e orientações nas competições citadas antes de 1º de junho, que é a data oficial da implantação, está autorizada pela IFAB.
11 de abril de 2019
Leonardo Gaciba da Silva
Presidente da CA/CBF

Nenhum comentário:

Postar um comentário