Técnicos e auxiliares do setor de Radiologia do Hospital Giselda Trigueiro entraram em greve por tempo indeterminado a partir desta sexta-feira (01). De acordo com o Sindicato dos Servidores da Saúde (SindSaúde-RN), a decisão foi tomada em assembleia realizada na última segunda-feira (28). O Giselda Trigueiro fica no bairro das Quintas, Zona Oeste de Natal, e é o principal hospital público de doenças infecto-contagiosas e toxicológicas do Rio Grande do Norte.
Desde abril, os técnicos e auxiliares estão trabalhando sem o dosímetro, equipamento de proteção essencial para a atividade. Segundo os trabalhadores do setor, o problema é recorrente e ocorre em todo Estado. Em 2017 foram 6 meses sem o dosímetro, segundo a categoria.
A reportagem do OP9 tentou contato com a Secretaria Estadual de Saúde sobre a falta do equipamento no hospital, mas até a conclusão da matéria não obteve retorno.
O que é o dosímetro
O dosímetro individual é um dispositivo que coleta os índices de exposição à radiação durante um mês de trabalho, na unidade. Após o período, o dosímetro é enviado para um laboratório, que examina os dados e apresenta um relatório. Com o documento em mãos, os profissionais do setor podem analisar os níveis de radiação a qual foram expostos e verificar se existe algum risco à saúde. Sem o dosímetro, os trabalhadores podem correr risco de contaminação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário