sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Entenda por que as mulheres estão menstruando cada vez mais jovens



Durante os anos 60 e 70, apenas 5% das mulheres menstruaram antes de 8 de idade. Hoje em dia, o percentual dobrou, de acordo com o livro “A nova puberdade: navegando no desenvolvimento prematuro das meninas de hoje”.  


Para alguns especialistas, a mudança tem a ver com o aumento do consumo de gordura em nossas dietas desde o início do século XX. Baixo teor de gordura indica que o corpo não está pronto para acomodar um bebê. Como nossos corpos começaram a receber mais gordura, idade da menstruação diminuiu.

“Um índice de massa corporal (IMC) é altamente associado com os níveis de leptina, um hormônio que diz ao corpo para ter reservas de energia suficientes para iniciar a puberdade”, afirma Frank Biro, médica do Hospital Cincinnati.

A dieta é claramente um fator chave na redução da idade da primeira menstruação. Um estudo publicado na revista Human Reproduction descobriu que as meninas que tomam bebidas açucaradas frequentemente têm seus períodos de quase três meses mais cedo do que as garotas que consomem essas bebidas apenas algumas vezes por semana.

Mas será que deveríamos nos preocupar que a idade da primeira menstruação está diminuindo? Sim! Afinal, vários especialistas concluíram que a menstruação precoce é um fator de risco para várias doenças, incluindo câncer de mama.

O câncer de mama está ligado à exposição de estrogênio e níveis deste hormônio são elevados no primeiro período. Quanto mais cedo a mulher começa a menstruar, têm ciclos menstruais maiores, e por isso terá mais estrogênio exposto, segundo informações do Centro de Prevenção do Câncer na Universidade de Harvard.

Além disso, a menstruação precoce está também associada com uma maior predisposição para sofrer de doença cardíaca, de acordo com um estudo em 2014 pela Universidade de Oxford.

Os pesquisadores analisaram dados de 1,3 milhões de mulheres entre 50 e 64 anos e descobriram que as mulheres que tiveram a primeira menstruação antes dos 10 anos tinham maior risco de doença cardíaca. A menstruação prematura também tem efeitos piscológicos. 

As mulheres que menstruaram antes dos 11 anos eram mais propensas a ter comportamentos de alto risco, tais como o uso de drogas ou ter relações sexuais desprotegidas, de acordo com informações publicadas pelo Breast Cancer Fund.

“A perda de um sentimento de infância e quando o corpo amadurece muito rapidamente fazem com que os riscos emocionais existam”, afirmaDaniella Fisher, pediatra na Califórnia.

É um fato que a tendência hoje em dia é que a menstruação chegue mais cedo para as meninas. Acompanhar a dieta delas pode ser uma boa estratégia para a menstruação não aparecer tão cedo e, assim, reduzir os riscos para a saúde
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário