quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Monitor de Secas aponta redução da área sem seca no Rio Grande do Norte em agosto


A última atualização do Monitor de Secas aponta que no Rio Grande do Norte, em agosto, surgiram áreas de seca fraca em agosto nas divisas com Ceará e Paraíba (oeste e centro-sul), com impactos de curto prazo. A maior parte do estado permanece sem seca relativa, devido aos volumes de chuva acima da média nos últimos meses. Entre julho e agosto, a área sem seca no Rio Grande do Norte caiu de 96,87% para 85,43%, sendo que o fenômeno somente é registrado em sua intensidade fraca. Em agosto, o estado teve o segundo melhor mês em termos de seca desde o início do Monitor de Secas em julho de 2014.

Mapa do Monitor de agosto já está disponível e registra o aumento das áreas com seca em 12 das 19 unidades da Federação acompanhadas: Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.

Em outras oito unidades da Federação, o grau de severidade da seca se manteve: Alagoas, Ceará, Distrito Federal (sem seca), Espírito Santo, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Ainda não é possível fazer tal comparação para os três estados do Sul.

 Em termos climatológicos, agosto é um mês seco nas unidades da Federação que compõem o Mapa do Monitor, exceto no litoral leste do Nordeste e em grande parte do Sul. Por outro lado, agosto é o último mês do período chuvoso no litoral leste do Nordeste, na faixa que se estende desde o Rio Grande do Norte até a Bahia, com valores de precipitação mensal acima de 150mm.

O Monitor realiza o acompanhamento contínuo do grau de severidade das secas no Brasil com base em indicadores do fenômeno e nos impactos causados em curto e/ou longo prazo.

O Monitor de Secas é coordenado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), com o apoio da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), e desenvolvido conjuntamente com diversas instituições estaduais e federais ligadas às áreas de clima e recursos hídricos, que atuam na autoria e validação dos mapas. No Rio Grande do Norte, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) é o órgão que atua no Monitor de Secas. Por meio da ferramenta é possível comparar a evolução das secas nos 18 estados e no Distrito Federal a cada mês vencido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário