quinta-feira, 30 de maio de 2019

Semana Estadual do Meio Ambiente acontece de 5 a 9 de junho



Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Governo do Estado, através do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, em parceria com diversas instituições, preparou uma série de atividades alusivas à temática ambiental, que acontecerá de 5 a 9 de junho. Será uma semana com ações em todo o Rio Grande do Norte, voltadas para a população, servidores e entidades parceiras.

Com o tema “Eu Sou o Meio Ambiente” e subtemática “Água é Vida. Cuide bem da sua”, a programação contempla atividades para todos os públicos, com o objetivo de chamar a atenção à responsabilidade conjunta da preservação ambiental. Serão realizadas ações nas escolas da Rede Pública, no Parque das Dunas, Cajueiro de Pirangi, em diversos municípios potiguares, nas Unidades de Conservação Estaduais, nas praias, praças e demais espaços públicos.
Na programação, palestras, atividades lúdicas, plantio de mudas, exposições fotográficas, cursos sobre gestão e educação ambiental, oficinas de artes para surdos, trilhas, apresentações culturais, mutirão de limpeza em lagoas e praias, blitz educativa, e um leque de ações a fim de multiplicar conhecimento acerca dos cuidados com o meio ambiente.
Dando início à Semana, no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, às 9h, no auditório do Campus Central do Instituto Federal (IFRN), em Natal, será realizada a palestra do Mestre e Doutor (PHD) em Ecologia, autor de 19 livros sobre a temática ambiental, Genebaldo Freire Dias. Com o título: “Paralaxe: Reconfigurações da Percepção”, a palestra abordará os principais desafios e cenários socioambientais nos quais a humanidade está imersa e provocará um exame a respeito da condição humana.
A abertura oficial da Semana Estadual do Meio Ambiente será realizada às 14h, no Parque das Dunas, com a presença de autoridades e apresentação da Banda da Polícia Militar. Na oportunidade, acontecerão os lançamentos do Prêmio Pau-brasil e do Aplicativo Jornada no Bosque.
De acordo com o diretor geral do Idema, Leon Aguiar, o principal intuito de realizar uma programação integrada é mobilizar a sociedade para a proteção aos recursos naturais. “Neste ano de 2019 resolvemos integrar inúmeras instituições e suas respectivas atividades, para ampliar o alcance da mensagem de respeito ao meio ambiente. Esperamos contar com a participação popular na vasta programação pensada para este período”, afirmou o diretor.
Dia Mundial do Meio Ambiente
O dia 5 de junho é uma data recomendada pelas Nações Unidas e tem como objetivo conscientizar as populações ao redor do mundo a respeito da importância de proteger os recursos naturais e para que os povos adquiram uma postura consciente sobre a preservação do planeta.

A Semana Estadual do Meio Ambiente conta com a parceria das seguintes instituições: SEMARH, IGARN, CAERN, SEEC, SESAP, SETUR, SAPE, ASSECOM, SEJUV, EMATER, SEGAI (Governo Cidadão), Banco Mundial Gabinete Civil, IFRN, UFRN, UERN, UFERSA, UNP, MPF, PGE, MPRN, SENAC, FIERN, CTGás-ER/ISI-ER, Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil, Urbana, Fórum de Mudanças Climáticas, Oceânica, Ong Numar, Rede MangueMar, Associação Tubarões da Costa, Atol das Rocas/ICMBio, PCCB, Projeto Salve um Anuro, Projeto Serpentes do Bem, Cruz Vermelha, Coletivo Gamboa do Jaguaribe, União dos Escoteiros do Brasil/RN, Coletivo Jovem de Meio Ambiente do RN, SAVE Brasil, Instituto Nacional do Semiárido, Grupo de Observadores de Rios do RN, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró, SORN, Coletivo Mangue Vivo, ABES RN, Unipas RN, AMLG, CPJ Macau, EcoPraça, EMACM, FUNDEP, EMJRC, GEMPP, Lea-ô, JUSC, PJMP, Fotógrafo Canindé Soares, Guria Produtora, restaurante Pizzaria Tereza Pança, Parrachos Praia Clube, APC Cabo de São Roque e Prefeituras envolvidas.

Além da programação planejada no período de 5 a 9, as atividades seguirão durante todo o mês de junho. Confira a programação completa AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário