A depressão afeta 322 milhões de pessoas no mundo, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre os anos de 2005 e 2015, o número de pessoas que sofrem com a doença aumentou 18%. No Brasil são 11,5 milhões de brasileiros que sofrem com a doença, quase 5,8% da população.
Segundo a OMS, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão da América Latina e o segundo com maior prevalência nas Américas, ficando atrás somente dos Estados Unidos, onde 5,9% da população tem depressão.
Além disso, o Brasil é recordista mundial em prevalência de transtornos de ansiedade: 9,3% da população sofre com o problema. Ao todo, são 18,6 milhões de pessoas.
De acordo com a OMS, o número de pessoas com transtornos mentais comuns, como a depressão e o transtorno de ansiedade, está crescendo em países de baixa renda, pois a população está crescendo e mais pessoas chegam às idades em que depressão e ansiedade são mais frequentes.
Tanto a depressão como os transtornos de ansiedade precisam ser combatidos com orientação médica. O tratamento inclui terapia e/ou medicamentos, incluindo antidepressivos, se necessário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário