quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Secretaria de Saúde de Japi promove ação de prevenção ao Câncer de Próstata


A Secretaria Municipal de Saúde, através das Equipes de Estratégias de Saúde da Família e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família – NASF, com o apoio da Prefeitura Municipal, realizou durante o mês de novembro ações voltada a campanha de prevenção ao câncer de próstata “Novembro Azul”, buscando conscientizar os homens sobre a necessidade de se submeter aos exames preventivos, periodicamente, alertando sua importância no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

As ações de promoção à saúde do homem foram realizadas, durante o mês de novembro, inicialmente na zona rural e teve sua conclusão na última terça-feira (27), com um evento na quadra municipal da zona urbana, e contou com palestras, distribuição de material educativo, orientações sobre a prevenção DST’s, entrega de preservativos, vacinação e exames de PSA.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença atinge um a cada seis homens no Brasil. O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exames físicos (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Se houver alguma alteração ou constatado aumento da glândula ou PSA alterado, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença de um tumor.O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele. Anualmente, o país registra cerca de 68 mil novos casos e 13 mil mortes causadas pelo tumor.  Falta de informação, preconceito e vergonha são algumas das razões que levam o público masculino a deixar de lado procedimentos simples, rápidos, indolores e fundamentais para identificar a doença em estágio inicial. O tratamento para quem identifica precocemente o câncer de próstata chega a índice de cura de até 90%.

Doença – O câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar da doença, fatores hormonais e certos hábitos alimentares. A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas. Tumores em estágio mais avançado podem ocasionar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga.

Novembro Azul – É uma campanha de conscientização realizada no mês de novembro, dirigida aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro. Em todos os países a campanha tem como símbolo o bigode ao estilo Mario Bros – jogo eletrônico feito pela Nintendo e lançado em 1983.

Sobre o exame de PSA - Os exames de PSA estão disponíveis gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), da rede municipal de saúde durante todo o ano. Para receber o atendimento gratuito é necessário ao homem buscar a unidade de saúde mais próxima da sua residência e receber encaminhamento a critério médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário