sábado, 30 de junho de 2018

A TOP DA REGIÃO DO TRAIRI TEM NOME M4 NET SANTA CRUZ-RN VENHA CONHECER NOSSOS PLANOS


Maradona sofre e dá show de caras e bocas em eliminação da Argentina

Maradona lamenta o resultado (Foto: Catherine Ivill/Getty Images)


Se tem Argentina em campo, o ex-craque Diego Armando Maradona quase sempre está presente e vira um dos principais personagens da partida, mesmo sem estar em campo. No confronto com a França, em Kazan, pelas oitavas de final da Copa do Mundo, não foi diferente. El pibe de oro compareceu à partida, vencida pela França por 4 a 3, junto de sua namorada, Rocío Oliva. Posou para fotos, vibrou com a virada argentina e sofreu com os gols de Mbappé no fim.

Homem é perseguido e assassinado nesta noite em Jaçanã/RN



Segundo as primeiras informações colhidas pelo site Rede Mais Notícias, um homem identificado como Wilian, foi assassinado á tiros na noite deste sábado 30 de junho, no Conjunto Flores 1 na cidade de Jaçanã/RN, segundo informações, o jovem estava próximo a sua casa quando saiu correndo, dois homens em uma motocicleta teriam perseguido a vítima que foi assassinado de imediato, onde teve morte instantânea no local,  a Polícia Militar foi acionada e já isolou a área, o ITEP e a perícia técnica já foram acionados para liberar o corpo da vítima.
Esta é a segunda morte em menos de 5 dias na cidade de Jaçanã no Rio Grande do Norte.

Autoridade americana exige novos procedimentos em voos para os EUA


As companhias aéreas que fazem voos para os Estados Unidos terão de observar as novas regras para o transporte de bagagens de mão, válidas a partir de hoje (30). A Transportation Security Administration (TSA), autoridade norte americana de segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita, passou a exigir novos procedimentos de segurança para voos internacionais com destino ao país.
As medidas devem ser aplicadas pelas empresas aéreas nos aeroportos de origem, inclusive os brasileiros.
Entre as medidas, as companhias devem informar os passageiros sobre a proibição de embarque de substâncias em pó acima de 350 mililitros em bagagem de mão. As exceções são para leite em pó, medicamentos e produtos adquiridos em duty free, nos próprios aeroportos. A TSA inclue nas normas os materiais em pó em forma granulares ou compactados.
Além disso, os passageiros poderão ter seus pertences de mão submetidos à inspeção de segurança pelo operador aéreo, conforme critérios de escolha do passageiro definidos pelo TSA. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), essa medida já é prevista desde 2017, trata-se, portanto, de um reforço.
Em comunicado, a Anac informou que está avaliando as novas medidas e os impactos que podem ocorrer em voos no Brasil. A agência também participa de discussões técnicas internacionais, com o objetivo de atualizar a necessidade de alteração de alguma medida de segurança nos aeroportos do país.

Agripino evita falar do futuro do filho Felipe Maia: “A palavra é dele”


O senador José Agripino Maia, do partido Democratas, deve disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília, derrubando o projeto inicial do filho dele, o deputado federal Felipe Maia, também do DEM, que seria de tentar uma reeleição. O futuro de Felipe, porém, não foi comentado por Agripino no evento realizado nesta sexta-feira, 29, que oficializou a condição de pré-candidato ao senado do deputado Antônio Jácome, do partido Podemos. “A palavra é dele. Ele fala por si só”, afirmou o senador ao ser questionado pelo Agora RN.
Antes disso, Agripino deixou claro que a decisão de abandonar o projeto de reeleição no Senado foi uma decisão pessoal dele, baseada numa ideia de que a pré-candidatura do ex-prefeito Carlos Eduardo ao Governo é o melhor para o Rio Grande do Norte e, por isso, precisaria ser fortalecida.
“Quem tomou todas as iniciativas de conversar com o deputado Jácome, de abrir as perspectivas de ampliação da aliança, fui eu. Nenhum dos companheiros, nem Carlos Eduardo, nem Garibaldi, ninguém me pediu para fazer o que fiz. E fiz pelo Rio Grande do Norte. Acho que nós estamos precisando dar a volta por cima. O prefeito Carlos Eduardo Alves foi recuperando a cidade de Natal e já deu mostras que é capaz de recuperar o Rio Grande do Norte”, explicou.
Quanto ao próprio futuro, Agripino disse que é “muito provável”, que componha uma chapa proporcional. “Evidente que seria para deputado federal”, garantiu, ao ser questionado para “qual cargo seria”.
E como fica a situação do filho dele, Felipe Maia, visto que a ida de Agripino para a disputa representa o cancelamento do projeto de reeleição de Felipe, atual coordenador da bancada federal na Câmara dos Deputados? Agripino não respondeu.
“Isso é uma posição dele. Felipe fala por si só. É um dos melhores deputados federais do Rio Grande do Norte. Chegou a ser escolhido um ano o melhor deputado federal do Brasil. Ele tem uma história política que só orgulha o pai dele e o povo do Rio Grande do Norte, mas a palavra é dele”, disse.
Os bastidores da política apontam que, com a decisão de Agripino, Felipe Maia deve deixar a vida política e voltar a ser, exclusivamente, empresário. No evento desta sexta, que oficializou a condição de pré-candidato de Antônio Jácome ao Senado, no lugar de Agripino, Felipe Maia não compareceu, apesar de estar em Natal.

Ex-ministro Henrique Meirelles muda de tática e “cola” no ex-presidente Lula


Estagnado nas pesquisas de intenção de voto, Henrique Meirelles fará uma aposta de risco para obter apoio e conseguir ser oficializado como candidato do MDB ao Palácio do Planalto. Sob desgaste de ter sido ministro da Fazenda do governo de Michel Temer, campeão no quesito impopularidade, Meirelles vai engrossar o discurso e usar na campanha o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que, apesar de condenado e preso na Lava Jato, ainda lidera pesquisas de intenção de voto quando seu nome é testado.
A cc, criar fatos políticos e chamar a atenção. O ataque aos adversários Jair Bolsonaro (PSL) e Ciro Gomes (PDT) faz parte da estratégia. A etapa seguinte será explorar a “herança” de Lula.
A ideia é destacar que Meirelles foi presidente do Banco Central nos dois mandatos do petista (2003 a 2010). Enquanto a defesa do legado de Temer aparece nas pesquisas como um “fardo” difícil de carregar, a vinculação com Lula é vista como um “trunfo”. O ex-ministro faz questão, porém, de separar Lula da ex-presidente Dilma Rousseff.
Na sexta à noite (29) à noite, em palestra para empresários do Distrito Federal, Meirelles culpou Dilma pelo agravamento da crise. Ao criticar Bolsonaro e Ciro, sob o argumento de que há candidatos que desejam acabar com o teto de gastos, ele deu uma estocada em Dilma. “Isso me lembra de uma reunião de 2006, na qual a então chefe da Casa Civil (do governo Lula) fez uma afirmação impressionante. Ela disse: ‘Despesa pública é vida’”, afirmou Meirelles. Em seguida, deixou clara sua divergência com a petista. “Precisa ver para quem, não é?”, provocou.
Na prática, a campanha quer mostrar que o ex-chefe da equipe econômica é um homem tão “preparado” para tirar o Brasil da crise que está acima de ideologias e partidos. Não será uma tarefa fácil, mesmo porque dirigentes do MDB não o liberaram da missão de defender o “legado” de Temer, reprovado por 79% dos eleitores, de acordo com pesquisa CNI/Ibope.
“O primeiro princípio de um candidato crível é ser fiel à sua biografia e o Meirelles está, cada vez mais, assumindo o que fez”, afirmou o ministro Moreira Franco (Minas e Energia). “Ele foi chamado novamente para tirar o Brasil de uma situação de crise, assim como foi chamado pelo Lula quando a situação era gravíssima. E ele não fugiu do chamamento”, completou.
Em carta de próprio punho divulgada nas redes sociais, Meirelles diz que nunca aceitou a divisão do País. “Atendi ao convite de Lula e tenho orgulho de ter comandado o Banco Central e a economia no período mais próspero da história recente. Tenho orgulho de que meu trabalho naquele período possibilitou que tantas pessoas saíssem da pobreza rumo à classe média”, escreveu
O figurino que o MDB quer vestir em Meirelles, a 99 dias da eleição, é o de candidato de centro com bom trânsito em várias alas, além de ter “equilíbrio” e “pulso firme” para apagar incêndios. Por isso a campanha é ancorada pelo mote #ChamaOMeirelles. O problema é que, ao contrário do que ele próprio previa, a economia não reagiu e o desemprego continua muito alto.
A manutenção do ex-ministro no páreo depende agora das circunstâncias políticas e do seu crescimento nas pesquisas. A portas fechadas, dirigentes do MDB afirmam que Meirelles somente será levado à convenção do partido – prevista para o fim de julho ou início de agosto – se houver uma avaliação interna de que ele tem potencial para se tornar competitivo.
Se o quadro não mudar, a tendência do MDB será a de não apresentar chapa própria e liberar arranjos regionais.

Sem PR, Jair Bolsonaro avalia colocar militar para ser vice dele


Ainda sem resposta do PR para a formação de aliança nas eleições deste ano, o PSL avalia lançar o general da reserva do Exército Augusto Heleno Ribeiro (PRP) como vice na chapa do presidenciável Jair Bolsonaro. A informação foi antecipada pela Coluna do Estadão.
Uma chapa “puro-sangue” oriunda do setor militar é vista por aliados de Bolsonaro como uma forma para reduzir a tensão no grupo enquanto uma resposta do PR é aguardada. O partido presidido pelo ex-deputado Valdemar Costa Neto (SP) negocia também com outras legendas.
Um dos conselheiros mais próximos de Bolsonaro e ex-comandante da Amazônia e das tropas da ONU no Haiti, Augusto Heleno diz que seu nome é apenas uma “opção” para o atual momento da campanha. “Não estou pleiteando nem almejando.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Envelhecimento é interrompido aos 105 anos, diz estudo italiano


O limite biológico à longevidade humana é um mistério, se é que ele existe. Mas, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Roma La Sapienza e publicada pela revista “Science” nesta quinta-feira (28/06), uma vez que se chega aos 105 anos de idade, o envelhecimento é interrompido, já que o risco de morte é constante para os próximos anos.
Isso significa que, depois dessa idade, é praticamente impossível dizer qual será a duração da vida das pessoas. “Se existe um limite biológico para a vida humana, ainda não foi verificado”, disse à ANSA a coordenadora do estudo, Elisabetta Barbi, do Departamento de Estatística da Sapienza.
A análise foi feita entre 2012 e 2015, com base em dados de 3.886 pessoas na faixa dos 105 anos, no mínimo. Com isso, os pesquisadores descobriram como a idade influencia no risco de óbito, mas que, em determinado momento (após os 105 anos), essa chance estaciona.
“Por exemplo, com 50 anos, o risco de morrer no próximo ano é três vezes maior do que quando se tem 30. E, quando chegamos nos 60 ou 70 anos, as chances de falecer dobram a cada oito anos. Se você for sortudo o suficiente para viver 100 anos, suas chances de chegar ao próximo aniversário são de 60%”, diz o relatório. Outro dado obtido com a pesquisa é que “para as gerações de nascimento mais jovens, os níveis de mortalidade são levemente mais baixos”, falou Barbi.
Um estudo similar sobre o perigo de óbito em idades mais extremas foi realizado com outras espécies de animais, como insetos, o que faz pensar que exista uma explicação do ponto de vista evolutivo para a interrupção da velhice.
A descoberta do limite para o envelhecimento, segundo Barbi, “não somente dá uma resposta clara e certa sobre as taxas de mortalidade, como é crucial para a compreensão dos mecanismos na base da longevidade humana e para o desenvolvimento futuro das teorias de envelhecimento”.
Para ela, é a primeira “confirmação do papel desempenhado pela sobrevivência seletiva, ou seja, o fato de que sobrevivem os indivíduos menos frágeis ou vulneráveis às enfermidades ou à morte”, concluiu

Dívida pública federal fecha maio em R$ 3,716 trilhões, alta de 1,59%



O estoque da Dívida Pública Federal (DPF) subiu 1,59% em maio, quando atingiu R$ 3,716 trilhões. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 29, pelo Tesouro Nacional. Em abril, o estoque estava em R$ 3,658 trilhões.
O estoque da DPF aumentou tanto pela apropriação de juros, que somou R$ 38,61 bilhões, quanto pela emissão líquida, no valor de R$ 19,85 bilhões em maio. Ao todo, houve emissão de R$ 35,335 bilhões em títulos, enquanto os resgates somaram R$ 15,487 bilhões no mês passado.
A DPF inclui a dívida interna e externa. A Dívida Pública Mobiliária Federal interna (DPMFi) subiu 1,40% e fechou o mês passado em R$ 3,573 trilhões. Já a Dívida Pública Federal externa (DPFe) ficou 6,62% maior, somando R$ 142,97 bilhões no quinto mês do ano.
Estrangeiros
Os estrangeiros diminuíram sua participação entre os detentores de títulos do Tesouro Nacional em maio. O porcentual dos investidores não residentes no Brasil no estoque da Dívida Pública Mobiliária Federal interna (DPMFi) caiu de 12,28% em abril para 11,96% no mês passado, somando R$ 427,36 bilhões, segundo os dados do Tesouro Nacional.
Ao contrário de meses anteriores, em que os estrangeiros detinham menor participação mesmo comprando mais papéis, em maio os não residentes diminuíram a posição comprada em títulos do Tesouro. Esses detentores tinham R$ 432,70 bilhões em títulos em abril, portanto mais do que o apurado no mês passado.
O grupo Fundos de Investimento segue como o maior detentor de papéis do Tesouro, mesmo com a participação passando de 27,29% em abril para 26,93% no mês passado. Esse grupo tem nas mãos R$ 962,51 bilhões em títulos da dívida interna.
A parcela das instituições financeiras no estoque da DPMFi teve elevação de 21,76% em abril para 22,38% em maio. Já o grupo Previdência aumentou sua fatia na dívida de 24,88% para 24,97%. As seguradoras, por sua vez, tiveram recuo na participação de 3,90% para 3,86% na mesma base de comparação.
Prefixada
A parcela de títulos prefixados na Dívida Pública Federal (DPF) subiu de 34,44% em abril para 34,67% em maio. Já os papéis atrelados à Selic diminuíram a fatia de 32,03% para 32,00% na mesma base de comparação.
Os títulos remunerados pela inflação caíram de 29,73% do estoque da DPF em abril para 29,32% em maio. Os papéis atrelados ao câmbio, por sua vez, elevaram a participação na DPF de 3,80% para 4,01% no mesmo período.
Todos os papéis estão dentro das metas do Plano Anual de Financiamento (PAF) para este ano. O intervalo do objetivo perseguido pelo Tesouro para os títulos prefixados em 2018 é de 32% a 36%, enquanto os papéis remunerados pela Selic devem ficar entre 31% a 35%. No caso dos que têm índices de preço como referência, a meta também é de 27% a 31% e, no de câmbio, de 3% a 7%.
12 meses
Em um mês marcado por leilões extraordinários de títulos do Tesouro Nacional, a parcela da Dívida Pública Federal (DPF) a vencer em 12 meses subiu de 18,26% em abril para 20,28% em maio. Já o prazo médio da dívida caiu de 4,28 anos em abril para 4,21 anos no mês passado.
O custo médio das emissões em oferta pública, por sua vez, recuou de 8,68% ao ano em abril para 8,49% ao ano em maio. Já o custo médio acumulado em 12 meses do estoque da DPF passou de 9,89% ao ano para 10,04% ao ano na mesma base de comparação.

Preço do diesel caiu apenas 27 centavos no Rio Grande do Norte, registra ANP


Resultado de imagem para preco do diesel

Um mês após o fim da greve dos caminhoneiros, quando o Governo Federal prometeu cortar 46 centavos do preço do diesel no Brasil, vários estados brasileiros ainda não sentiram essa queda. Em levantamento feito pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis referente à última semana (24/6 a 30/6), por exemplo, mostrou que no Rio Grande do Norte o valor caiu apenas 27 centavos.

A redução, inclusive, é a mesma registrada no Rio de Janeiro. As maiores reduções de preço foram verificadas nos estados do Norte do País, porém limitadas ao teto de R$ 0,39 em Roraima. O Amapá praticou descontos de R$ 0,37, o mesmo valor para abastecer no Amazonas.

Os preços na região devem cair ainda mais a partir de domingo (1/7), quando os três estados vão reduzir o preço médio ponderado ao consumidor final (PMPF) do óleo diesel, usado como base para o ICMS.

A composição do preço diesel se divide em 54% pelo custo de venda em refinaria, que corresponde à realização da Petrobras; 25% referente a impostos; 0,7% do custo do biodiesel (mistura de 10%); e 14% a realização das distribuidoras e revenda, segundo dados da Petrobras na semana de 17 a 23 de junho.

ARRAIÁ JUNINA JUVENTUDE (JAPI/RN) - QUATROCENTÃO 2018

Brasil tem 55,4% das gestações não planejadas e 75% das adolescentes grávidas fora escola


A conversa por telefone com Maria Carolina Silva Flor, de 23 anos, é permeada por sons de bebês. Ela conseguiu 30 minutos entre a fisioterapia da pequena Maria Gabriela e os horários de alimentação das crianças para falar com a BBC News Brasil. Moradora da cidade de Esperança, no interior da Paraíba, a jovem já tinha um filho de um ano quando engravidou pela segunda vez, em 2016.
No início da gestação, que não foi planejada, passou uma semana sentindo fraqueza, teve febre e dor de cabeça. Logo, começaram a aparecer manchas. Era o vírus da zika. Os ultrassons feitos durante a gravidez não foram conclusivos. A certeza só veio depois do parto. A bebê tinha microcefalia.
A vida da família mudou com a rotina de tratamentos da menina. Para tentar evitar uma nova gravidez inesperada, Maria Carolina e o marido, Joselito, decidiram ir atrás de um método contraceptivo de longo prazo, que não dependesse tanto da memória quanto o anticoncepcional em pílula.
“Quando a gente vai para o médico, a primeira coisa que eles fazem é oferecer a pílula ou camisinha. Eles nunca oferecem o DIU. Para chegar ao DIU eu que fui atrás. Li sobre isso na internet e cheguei ao posto e falei que sabia desse método”, contou.
Mas, ao pedir para colocar o DIU (Dispositivo Intra-Uterino) de cobre pela rede pública, a resposta foi desanimadora. Teria que passar por uma bateria de exames e a espera para conseguir fazer tudo era longa. Os meses foram passando sem previsão de conseguir colocar o dispositivo.

Uso de tecnologias digitais por grandes empresas aumenta no Brasil



O índice de uso de tecnologias digitais entre grandes empresas brasileiras aumentou de 63% para 73% entre o início de 2016 e 2018. O dado foi divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta semana em relatório sobre a adoção desses recursos técnicos nas linhas de produção, no modelo que vem sendo chamado de “indústria 4.0”.

De acordo com o levantamento, 48% das grandes empresas ouvidas afirmaram ter planos de investir em digitalização de suas plantas produtivas neste ano. Do total de entrevistas, 30% disseram não ter isso como meta para o ano e 20% não responderam.
Entre aquelas dispostas a investir na transformação digital, a intenção é reforçar o uso de tecnologias já empregadas nas fábricas, mais do que adotar novos recursos. É o caso, por exemplo, da automação de processos com a implantação de sensores para controle das linhas de produção, empregada por 46% das firmas ouvidas.
O uso de sistemas integrados de engenharia para desenvolvimento e manufatura de produtos foi a segunda ferramenta mais citada (37%), seguido por automação digital com linhas flexíveis de produção (23%) e coleta e processamento massivos de dados (big data) (21%) e monitoramento e controle remoto da produção (19%).
Na análise por área onde as tecnologias digitais são empregadas, 90% das empresas entrevistadas afirmaram utilizá-las no processo de produção, 58% no desenvolvimento de produtos e 33% em novos modelos de negócio.
Em relação ao tipo de investimento, 77% das companhias que afirmaram querer investir em tecnologias digitais têm como objetivo adquirir novos recursos técnicos, 60% desejam comprar máquinas e equipamentos, 56% pretendem melhorar a gestão do negócio e 45% disseram ter como foco fortalecer a área de pesquisa e desenvolvimento (P&D).
Na avaliação da CNI, as empresas brasileiras ainda estão na fase inicial de incorporação de tecnologias digitais. “O baixo percentual de empresas que utilizam tecnologias digitais mais avançadas (como manufatura aditiva; robôs colaborativos; sistemas inteligentes de gestão; simulações e análises de modelos virtuais; e internet das coisas) não surpreende. O avanço para essas aplicações significa uma transformação maior no modo de produção e modelo de negócio”, concluiu o estudo.

Felipão deu dicas sobre a seleção brasileira para técnico do México

O técnico do México, Juan Carlos Osório, recebeu uma valorosa ajuda para o jogo contra o Brasil. Já prevendo um possível duelo nas oitavas de final contra a seleção brasileira, ele recorreu, ainda antes do Mundial, aos conselhos de Felipão. Segundo o jornal mexicano Record, os treinadores, com a presença também de Luis Fernandoo Tena, que comandou o time campeão da Olimpíada de 2012, falaram sobre estratégias como marcar a saída de bola adversária, e a importância de ganhar a primeira bola por alto nos tiros de meta.
Na Olimpíada de 2012, o México venceu a final justamente contra o Brasil, que contava com nomes como Thiago Silva, Neymar e Marcelo. Tena e Felipão falaram para Osório que a principal estratégia para vencer a partirda é marcar a saída de bola da seleção brasileira, e pressionar o time em cada centímetro do campo. Um exemplo dado por Tena foi o gol de Peralta na final olímpica, no primeiro minuto de jogo, após uma roubada de bola.

TCHAU! Mascherano anuncia aposentadoria da seleção argentina

Logo após a eliminação para a França, na derrota por 4 a 3, Mascherano, um dos mais experientes da equipe, anunciou a aposentadoria da seleção argentina. O volante fez o comunicado na zona mista.
“Acabou, demos tudo até o final. A partir de agora sou mais um torcedor da Argentina”, disse Mascherano.

Barroso autoriza que PF continue investigações em inquérito dos Portos


O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que a Polícia Federal dê continuidade às investigações no âmbito do inquérito do Decreto dos Portos até que a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, se manifeste sobre o pedido de prorrogação feito pela autoridade policial.
A decisão do ministro, relator do inquérito na Corte, atendeu a pedido desta quinta-feira, 28, do delegado Cleyber Malta Lopes, responsável pelo caso, que solicitou uma nova prorrogação de 60 dias das investigações. O processo tem como alvo o presidente da República Michel Temer e apura seu envolvimento na edição de medidas que poderiam ter beneficiado empresas do setor portuário
“Sem prejuízo, considerada a véspera do recesso e o conteúdo da peça em que formulado o pedido, autorizo o Ilmo. Sr. Delegado de Polícia Federal, Dr. Cleyber Malta Lopes, a prosseguir com as diligências de investigação até que venha aos autos a manifestação da Procuradoria-Geral da República”, escreveu Barroso.
No despacho em que autoriza a prorrogação e solicita à PGR que se posicione sobre o pedido, o ministro descreve que as investigações contam com um “volume expressivo de providências já tomadas e um conjunto relevante de informações obtidas”. Esta é a terceira vez que a PF pede a prorrogação das investigações.
O inquérito investigava inicialmente, além de Temer, Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), ex-assessor do presidente e ex-deputado federal, Antônio Celso Grecco e Ricardo Conrado Mesquita, respectivamente, dono e diretor da Rodrimar. Ao longo da apuração, entraram também na mira João Baptista Lima Filho, o coronel Lima, amigo pessoal do presidente, e executivos do Grupo Libra. Todos negam envolvimento em irregularidades.

Bandeira da conta de luz segue vermelha em julho


A exemplo de junho, as contas de luz terão bandeira vermelha no patamar 2 também no mês de julho – o que acarretará em uma cobrança extra de R$ 5,00 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
A manutenção da tarifa extra foi decidida hoje (29) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), tendo por base a “manutenção das condições hidrológicas desfavoráveis e a tendência de redução no nível de armazenamento dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional”.
Nos quatro primeiros meses do ano, vigorou a bandeira verde, o que não implicava em cobrança extra na conta de luz. Em maio, vigorou a bandeira tarifária amarela, em que há adicional de R$ 1 na conta de energia do consumidor a cada 100 kWh consumidos.
Sistema
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado, de acordo com a Aneel, para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica.
A adoção de cada bandeira, nas cores verde, amarela e vermelha (patamar 1 e 2), está relacionada aos custos da geração de energia elétrica. No patamar 1, o adicional nas contas de luz é de R$ 3,00 a cada 100 kWh; já no 2, o valor extra sobe para R$ 5,00.

Brasil vai enfrentar o México pela quinta vez em Copas do Mundo


O Brasil está classificado para as Oitavas de Final da Copa do Mundo Rússia 2018. Agora o adversário será um velho conhecido da Seleção Brasileira em Copas do Mundo: o México. Vai ser a quinta vez que as duas seleções se encontram em Mundiais. No histórico, vantagem da verde e amarelo. São três vitórias e um empate. O duelos aconteceram em 1950 (Brasil), 1954 (Suíça), 1962 (Chile) e 2014 (Brasil). Neste último encontro rolou o único empate do duelo em 0 x 0.
Além disso, um dos mundiais brasileiros foi conquistado em terras mexicanas, no tricampeonato de 1970. Mundial que estreitou ainda mais a relação apaixonada pelo futebol entre os dois países.
No último encontro entre os dois, vitória brasileira por 2 a 0 em amistoso realizado em 2015, com gols de Diego Tardelli e Philippe Coutinho. Em toda a história, são 39 jogos disputados, com 22 vitórias do Brasil, 10 para o México e 7 empates.
Na próxima segunda-feira (2), os dois escreverão um novo capítulo, e levarão apenas as páginas fechadas até agora na Copa da Rússia. A campanha do Brasil foi de duas vitórias e um empate. Sete pontos somados, com cinco gols marcados e um sofrido. Líder do grupo E, onde se classificou a Suíça em segundo lugar.
O México se classificou em segundo lugar no grupo F. Somou seis pontos nas vitórias sobre a Alemanha (1 a 0) e Coreia do Norte (2 a 1). A única derrota veio contra a Suécia por 3 a 0 na última rodada, disputada nesta quarta-feira antes do confronto brasileiro. A equipe mexicana marcou três gols e sofreu quatro.
– Agora é pensar no México, uma grande seleção, muito rápida, mas a gente vai com o intuito de se classificar. É mais uma oportunidade que a gente busca – comentou Miranda após a vitória brasileira.
Brasil e México se enfrentam na próxima segunda-feira, dia 2 de julho, às 11h (horário de Brasília) em Samara, na Rússia.

Pré-candidatos estão proibidos de apresentar programas de rádio e TV


Imagem relacionada

A partir deste sábado (30), as emissoras de rádio e televisão não poderão transmitir programas apresentados ou comentados por pré-candidatos às eleições gerais deste ano. A data está prevista no calendário eleitoral, aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo a Lei nº 9.504/1997, Artigo 45, Parágrafo 1º, a partir desta data, é vedado às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato, sob pena, no caso de sua escolha na convenção partidária, de imposição de multa à emissora e de cancelamento do registro da candidatura.
O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 7 de outubro e o segundo turno, para 28 de outubro. Os eleitores vão às urnas para escolher presidente, governador, senador, deputados federais e estaduais/distritais.
Por Agência Brasil

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 4,5 milhões neste sábado


A Mega-Sena acumula e pode pagar, neste sábado (30), o prêmio de R$ 4,5 milhões ao apostador que acertar os seis números da sorte. O concurso 2.054 será sorteado a partir das 20h (horário de Brasília) no Caminhão da Sorte da CAIXA que está em Campina Grande (PB).
Caso apenas um ganhador leve o prêmio da Mega-Sena e aplique todo o valor na Poupança da CAIXA, receberá aproximadamente R$ 16 mil em rendimentos mensais. O valor também seria suficiente para adquirir 10 apartamentos de padrão médio.
A aposta mínima na Mega-Sena custa R$ 3,50 e pode ser feita até as 19h (horário de Brasília) de sábado em qualquer lotérica do país. Clientes com acesso ao Internet Banking CAIXA podem fazer suas apostas na Mega-Sena pelo seu computador pessoal, tablet ou smartphone. Para isso, basta ter conta corrente no banco e ser maior de 18 anos.
O serviço funciona das 8h às 22h (horário de Brasília), exceto em dias de sorteios (quartas e sábados), quando as apostas se encerram às 19h, retornando às 21h para o concurso seguinte.

Marinha brasileira recebe novo porta-helicóptero


A Marinha do Brasil recebeu ontem de sexta-feira (29) na base naval de Davenport, no Reino Unido, a nova nau capitânia da armada nacional, o porta-helicópteros de múltiplo emprego PHM A-140 Atlântico, ex-Ocean, da frota inglesa. O navio, um gigante de 203 metros, o tamanho de dois campos de futebol, e cerca de 22 mil toneladas de deslocamento, leva até 18 aeronaves de diversos tipos.
Além dos 465 tripulantes, pode transportar cerca de 800 fuzileiros prontos para combate, um esquadrão de blindados de ataque, lanchas de desembarque anfíbio e veículos de emprego geral. Em missões humanitárias, os conveses inferiores têm capacidade para receber um hospital de emergências configurado para realizar atendimentos e cirurgias complexas. O Atlântico custou 84,6 milhões de libras esterlinas, cerca de R$ 350 milhões ao câmbio de dezembro de 2017, quando o negócio foi fechado, em Londres. O pagamento será feito em parcelas.
Para o comandante da Marinha, almirante Leal Ferreira, o PHM “aprimora a realização de tarefas do Poder Naval, como a projeção de poder em terra e o controle de áreas marítimas”. Segundo Leal Ferreira, “as características do navio ampliam as possibilidades de atuação em operações de paz e na assistência às populações vítimas de desastres naturais”. A transferência do navio foi marcada por uma cerimônia de grande tradição nas forças navais, a Mostra de Armamento, em que o escudo com a insígnia da unidade é apresentado e a bandeira do país sob o qual navega é hasteada pela primeira vez. O representante brasileiro na solenidade foi o almirante Ilques Barbosa Jr, Chefe do Estado Maior da Armada.
O Atlântico passou por um período de dois meses de manutenção e revisão. Recebeu a cor regular, cinza, da frota militar brasileira, o novo nome e a matrícula de identificação. O ciclo, envolvendo cursos de familiarização e de treinamento com os sistemas de bordo, foi acompanhado pelos integrantes das primeiras equipes de tripulantes. O A-140 chegará em agosto ao Rio de Janeiro. Construído entre 1995 e 1998, o navio passou por uma ampla modernização entre 2012 e 2014. Antes, faz uma escala em Portugal. O porta-helicópteros vai ter uma ala aérea em condições de operar com todas as aeronaves de asas rotativas em uso pela Marinha: os grandes Seahawak Super Puma e Cougar, combinados com os médios Linx, Esquilo e Bell Jet Ranger. O convés de voo permite atuar com sete deles simultaneamente. A composição será sempre variada, ajustada de acordo com cada missão programada.
Embora o sistema de armas embarcadas tenha perdido os canhões de tiro rápido Phalanx (de controle eletrônico e destinados a barrar mísseis anti-navio) e certos tipos de granadas de artilharia (não incluídos no pacote da venda pelo governo britânico), o PHM manteve quase todos os recursos digitais avançados entre os quais o poderoso radar de designação de alvos e controle de área, o Artisan.

Rapaz mata namorada, carrega o corpo em tambor de lavagem para porcos e enterra no Sertão


Imagem relacionada

Um crime praticado com requintes de crueldade foi registrado na cidade de Patos, no Alto Sertão do Estado. De acordo com a polícia,  um rapaz trouxe a namorada de Campina Grande para morar em Patos e alugou um apartamento no Bairro do São Sebastião.
O casal teve uma discussão e num ataque de fúria matou a namorada com o golpe de gravata. Depois com ajuda do tio, ele conseguiu levar o corpo numa carroça de jumento dentro de um tambor com resto de comida “lavagem” para porcos e enterrou numa cova rasa no sítio da família na zona rural de Patos.
A polícia iniciou as investigações e buscas e na noite desta sexta-feira (29) o corpo de Valéria Ribeiro foi encontrado em avançado estado de decomposição no Sítio Martins. Os acusados pelo crime foram presos e indiciados pela Polícia Civil.
Segundo o delegado George Wellington, Valéria foi morta pelo companheiro, Kelvin, natural de Campina Grande, depois de uma discussão iniciada na segunda-feira onde a vítima teria tentado agredir seu companheiro e, em ação dele por meio de uma gravata, a mulher acabou morrendo. Após matar a companheira por enforcamento, Kelvin ocultou o cadáver juntamente com o seu tio Alan em uma área afastada da zona urbana, onde o corpo dela foi enterrado.
“Durante a discussão, Valéria foi ao encontro de Kelvin para desferir um tapa no rosto do mesmo, ocasião em que o mesmo se esquivou, agarrou ela por trás e deu a famosa ‘gravata’ na companheira e, segundo ele, ele usou excesso da força em razão da raiva que ficou pelo calor da discussão. Somente com um golpe Valéria desfaleceu”, contou o delegado após depoimento de Kelvin na delegacia de polícia civil nesta noite de sexta.
Em uma ação da polícia, Kelvin acabou sendo preso e confessou a autoria do crime de feminicídio, onde, em seguida, apontou o local onde o cadáver se encontrava. Ele também revelou que o seu tio foi quem protagonizou a ocultação do cadáver sugerindo o local, emprestando a carroça de burro e um tonel para que o corpo de Valéria fosse retirado de dentro do apartamento onde o casal residia, próximo a ponte do Juá Doce.
Ainda de acordo com informações de George Wellington, a polícia começou a desconfiar da autoria do crime, pois, o casal tem uma filha de 05 anos de idade e que não é natural uma mãe ir embora e deixar um filho para trás.
“A polícia já desconfiava que Valéria poderia ter sido assassinada pelo mesmo até pelas contradições pelas quais o Kelvin versou. Então a partir daí, nós diligenciamos no sentido de com o que o Ministério Público e o Poder Judiciário compreenderam o pleito da polícia judiciária”, disse o delegado.
A Polícia Civil de Campina Grande foi quem recebeu a denúncia do desaparecimento de Valéria Ribeiro, na quarta, por volta das 12h, pelos seus familiares.  O delegado ainda informou que apesar de ter dito que teria se arrependido do crime, kelvin, que trabalhava em uma empresa de instalação de internet, se mostrou uma pessoa fria.
O local onde o corpo de Valéria foi localizado é distante 6km da localidade onde a mãe do acusado reside, no Sítio Mucambo do Meio, zona rural de Patos.
A polícia também está investigando se houve, no crime, a participação a amante de kelvin, uma vez que ele deixou a filha de cinco anos de idade sob os cuidados da mulher. Ela chegou a dá depoimento nesta sexta na delegacia, mas, foi liberada, uma vez que contribuiu para o desfecho desse caso e se mostrou desconhecedora dos crimes. Porém, a polícia a coloca na situação de suspeita.
“A Karine foi ouvida aqui na delegacia na tarde de hoje e revelou toda a verdade dos fatos que e que colaborou, sobremaneira, para a elucidação do caso… a princípio, ela está sendo investigada na condição de apenas suspeita”, afirmou.
Alan foi indiciado pela participação na ocultação do cadáver. Segundo delegado George Wellington, a pena prevista é de um a três anos de prisão. No caso de Kelvin, ele responderá pelo crime de feminicídio agravado devido à ocultação, com pena máxima de até trinta anos de prisão. O corpo de Valéria foi enviado para o IML de Campina Grande.

Aumento da potência de transmissão de rádios comunitárias está na pauta do Senado



Aumentar em até 12 vezes a potência máxima de transmissão das rádios comunitárias é o objetivo do PLS 513/2017, um dos projetos de lei que deverão ser votados no Plenário do Senado nos próximos dias. Do senador Hélio José (Pros-DF), a proposta estabelece que a potência das rádios comunitárias poderá ser aumentada de 25 para até 300 watts, com três canais designados, em vez de um, para a execução de radiodifusão comunitária que atenda a uma comunidade, bairro ou vila.
Segundo Hélio José, o aumento da potência é necessário devido à grande diversidade geográfica do Brasil. Ele argumenta que 25 watts são insuficientes para operação nas áreas de população esparsa, particularmente na zona rural. A ideia é viabilizar o serviço em regiões nas quais a cobertura de uma única comunidade, com moradias dispersas, exige alcance maior que o atualmente estabelecido.
Cobertura
A atual potência atinge até um quilômetro de raio de cobertura, limitando e restringindo o alcance da rádio, muitas vezes menor do que sua comunidade/público potencial, como frisou o senador Waldemir Moka (MDB-MS), relator substituto do projeto na sua passagem pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).
A mudança vem recebendo apoio de senadores e é defendida pela Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço). Em discurso no Plenário, Hélio José rebateu críticas ao projeto, entre elas a comparação das rádios comunitárias a rádios piratas. Para ele, a comparação é injusta porque uma rádio ilegal não tem nenhum limite e nem autorização para funcionar.
“Rádio pirata transmite o que quiser, onde quiser, como quiser e com o interesse que tiver, contanto que não seja alcançada pelo poder público. As rádios piratas são a antítese perfeita das rádios comunitárias”, disse.
A proposta também foi defendida pelos senadores Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e Gleisi Hoffmann (PT-PR). “Nós devemos isso às rádios comunitárias”, disse Gleisi. “No interior do interior do meu estado do Pará, quem está lá levando informação, conhecimento e cultura são as rádios comunitárias”, afirmou Flexa.
O senador acrescentou que o PLS autoriza o aumento da potência para até 300w, mas quem vai definir a potência que cada uma das rádios será a Anatel, que também não permitirá sobreposição de sinais.
Canais
O projeto ainda aumenta de um para três os canais específicos na faixa de frequência para as rádios comunitárias em frequência modulada. Hélio José diz que, com o desenvolvimento das rádios comunitárias pelo país, a limitação de um canal prevista na legislação (Lei 9.612/1998) inviabiliza, na prática, a operação das rádios em muitos locais, especialmente nas cidades mais densamente povoadas, nas quais operam simultaneamente diversas rádios.
O parecer da CCT explica que a previsão atual de um único canal, em todo o território nacional, para a execução do serviço, tende a provocar interferências entre sinais de rádios comunitárias que operam em comunidades adjacentes, já que utilizam, simultaneamente, a mesma frequência. Com mais canais disponíveis, a interferência seria minimizada.
A previsão é de que a lei, se aprovada, entre em vigor 45 dias depois de ser sancionada.

VEREADOR PEDRO PAULO PARABENIZAR TODAS AS QUADRILHAS QUE PARTICIPARAM DO V FESTIVAL DE QUADRILHA DE JAPI

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas dançando

A imagem pode conter: 6 pessoas, incluindo Pedro Paulo, pessoas sorrindo

O vereador pedro paulo de japi na noite de ontem mostrou a população por que ele vem se destacando no município a cada dia que passa com seu jeito humilde e atencioso a população ontem mesmo o vereador marcou presença mais uma vez no, 
V festival de quadrilha do município. 
O vereador brincou com os seus amigos e com os quadrilheiros do festival. 

O vereador ainda disse nas redes sociais,
prestigiando o festival de quadrilhas da minha Japi. Muito bom estar ao lado do povo em todos os momentos. Grandes apresentações! Todas as quadrilhas estão de parabéns.

disse o vereador PEDRO PAULO

Criminosos e vigilantes trocam tiros em tentativa de assalto a carros-fortes no RN



Várias marcas de tiros são vistas na na lataria de um dos carros-forte (Foto: Redes sociais)

Uma intensa troca de tiros entre criminosos e vigilantes de carros-fortes assustou os moradores de Ipueira, na região Seridó potiguar, durante a manhã desta sexta-feira (29). Dois carros de transporte de valores foram atacados na RN-118, próximo à cidade. Segundo a Polícia Militar, assaltantes tentaram interceptar os veículos blindados atirando contra eles, mas os seguranças revidaram. Os suspeitos fugiram. PMs do Rio Grande do Norte e da Paraíba fazem buscas na região.

Segundo a PM, os carros-fortes seguiam pela rodovia estadual quando foram interceptados pelos criminosos em uma caminhonete e um carro. Os assaltantes bloquearam a rodovia com os veículos, desceram e começaram a atirar contra os blindados. Um total de oito seguranças, que faziam o transporte dos valores, revidaram contra os criminosos.

Após o tiroteio, os vigilantes entraram com os carros-fortes na cidade de Ipueira e pediram apoio da Polícia Militar. A cena assustou a cidade. Uma moradora contou que as pessoas não sabiam se os ocupantes do carro-forte eram os assaltante ou os vigilantes.

Carros da PM da Paraíba e do Rio Grande do Norte foram enviados a Ipueira e agora fazem buscas aos suspeitos. Ainda de acordo com a PM, nenhum vigilante ficou ferido, mas eles acreditam que pelo menos um dos assaltantes tenha sido baleado.

Santa Cruz sedia neste domingo (01) 4ª edição da Maratona de Mountain Bike RN 100



Santa Cruz receberá no próximo domingo (01 de julho), por mais um ano, a Maratona de Mountain Bike RN 100, em sua 4ª edição. A prova é uma das maiores da modalidade do Estado e acontece na capital do Trairi com total apoio logístico da Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Esportes e Lazer.

Com largada prevista para as 8h, de frente ao Estádio Iberezão, a prova reunirá 280 ciclistas, divididos em 140 duplas. São duas categorias, Sport e Pro, e competidores potiguares, inclusive de Santa Cruz, paraibanos, pernambucanos, cearenses e goianos. Participam da prova também ciclistas mulheres, com várias duplas mistas e femininas.

Na opinião do secretário de Esportes e Lazer de Santa Cruz, Jackson Jaedyson, esse é um evento que gera muitos benefícios para a cidade. “Sediar uma competição como essa  beneficia as pousadas e hotéis, restaurantes, no aspecto econômico, além da chance dada aos santa-cruzenses de acompanhar de perto uma disputa com atletas de ponta em uma competição de altíssimo nível”, ressaltou.

A prova do RN 100 em Santa Cruz tem dois diferentes percursos, um de 50km e o desafio maior com 90km. Os atletas irão percorrer trilhas e estradas do município de Santa Cruz e também de São Tomé, Sitio Novo e Lajes Pintadas.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz
assecom@santacruz.rn.gov.br
Para mais informações acesse: www.santacruz.rn.gov.br

Ministro Alexandre de Moraes nega pedido de liberdade ao ex-presidente Lula


Resultado de imagem para alexandre de morais e lula

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu há pouco negar pedido de liberdade feito pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ministro também rejeitou outro pedido para que o recurso seja julgado pela Segunda Turma da Corte, e não pelo plenário.

A defesa de Lula recorreu da decisão do relator do pedido de liberdade, ministro Edson Fachin, que, na sexta-feira (22), enviou pedido de liberdade ou prisão domiciliar do ex-presidente para julgamento pelo plenário, e não na turma, como queria a defesa.

No colegiado, há maioria de três votos a favor de mudar o entendimento que autoriza prisão após o fim dos recursos na segunda instância da Justiça. A turma é formada pelos ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, além de Fachin e Celso de Mello.

Ao justificar o envio, Fachin disse que a questão deve ser tratada pela Corte por exigir análise do trecho da Lei da Ficha Limpa que prevê a suspensão da inelegibilidade “sempre que existir plausibilidade da pretensão recursal”.

Ontem (28), a defesa de Lula, em novo recurso ao próprio Fachin, afirmou que análise da questão não foi solicitada, e Fachin deve rever sua justificativa.

Lula foi condenado a 12 anos e 1 mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex em Guarujá (SP) e teve a pena executada pelo juiz federal Sergio Moro após o fim dos recursos na segunda instância da Justiça, conforme definiu o STF.

Com a confirmação da condenação na Operação Lava Jato, o ex-presidente foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de condenados pelos órgãos colegiados da Justiça. No entanto, Lula ainda pode ser beneficiado por uma liminar e disputar as eleições.

sexta-feira, 29 de junho de 2018

Atendimento na copa? Chama no wats! tire suas duvidas e confira nossas vantagens !

COPA RUSSIA 2018: Confira confrontos, dias, horários e locais das oitavas de final da Copa



Fim da fase de grupos da Copa do Mundo de 2018, o Mundial chega agora aos mata-matas. No sábado (30) começam as oitavas de final da competição. 

Veja abaixo o caminho de cada seleção 
nos mata-matas do Mundial. 

OITAVAS DE FINAL 

​Sábado (30), 11h, em Kazan 
França x Argentina 

Sábado (30), 15h em Sochi 
Uruguai x Portugal 

Domingo (1º), 11h, em Moscou (estádio Lujinki) 
Espanha x Rússia 

Domingo (1º), 15h, em Nijni Novogrod 
Croácia x Dinamarca 

Segunda-feira (2), 11h, em Samara 
Brasil x México 

Segunda-feira (2), 15h, em Rostov 
Bélgica x Japão 

Terça-feira (3), 11h, em São Petersburgo 
Suécia x Suíça 

Terça-feira (3), 15h, em Moscou (estádio Spartak) 
Colômbia x Inglaterra