quinta-feira, 3 de maio de 2018

Aviões franceses pousam na Grande Natal para celebrar história da aviação mundial


Imagem relacionada

Natal entrará pela segunda vez no raide aéreo Latécoère promovido pela Associação Aeroclub Pierre-George Latécoère, nesta quinta-feira (3), quando chegam as aeronaves, às 12h30, na pista do aeródromo Severino Lopes, na Lagoa do Bonfim. O objetivo da iniciativa é manter a memória das linhas aéreas Latécoère e Aeropostale, parte do patrimônio imaterial francês, de apoiar projetos solidários em aeronáutica ou educação.


Os dois aviões retraçarão a rota aérea do correio da Aeropostale do fim da década de 1920 até o ano de 1940, e Natal será a porta de entrada na América do Sul, como era no passado. O Raide acontece desde 2007 na Europa e esta será a terceira edição no Brasil com objetivo de promover a história da linha aérea Latécoère, que na década de 20 se transformou em Aeropostale e Air France.

A chegada dos aviões a Natal se dará no aeródromo Severino Lopes onde hoje é o Condomínio Aeronáutico Costa Esmeralda no Bonfim, com uma exposição de banners contando a história dessa linha aérea pioneira.

História

O contato da capital do Rio Grande do Norte com a aviação francesa teve início em 1927 quando a recém criada Aérpostale [antes chamada Latécoère] iniciou a instalação de um campo de pouso em Parnamirim, onde atualmente se encontra o setor oeste da Base Aérea de Natal (Ala 10).

A empresa operou até o início da Segunda Guerra Mundial já denominada como Air France, que também tinha instalações na margem do Rio Potengi. Natal foi palco de alguns dos principais feitos dessa história como a primeira travessia aérea comercial de correio aéreo sem escalas entre África e América. Por aqui passaram pilotos conhecidos como Jean Mermoz, Paul Vachet e Marcel Reine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário