terça-feira, 28 de março de 2017

De hora em hora é aberta uma nova igreja no Brasil todos os dias...

Imagem relacionada
Foto: internet
Segundo levantamento do jornal O Globo, uma nova organização religiosa surge por hora no país. Entre janeiro de 2010 a fevereiro deste ano, 67.951 entidades foram registradas na Receita Federal uma média de 25 “organizações religiosas ou filosóficas” por dia. Considerados apenas os grupos novos, que não estão ligados aos já existentes, o número cai para 20 por dia.
A maioria são igrejas evangélicas.
A teóloga Maria Clara Bingemer, professora da PUC-Rio, acredita que a migração de fiéis é um dos aspectos que ajuda no surgimento de novas entidades. Ela cita como fato comum a decisão de integrantes de uma igreja que, por algum tipo de divergências, resolvem sair abrir seu próprio templo.
“Os fiéis dessas igrejas neopentecostais, muitas vezes, são ex-católicos, ex-protestantes, estavam em outras religiões e migraram. Mas não permanecem: elas são lugar de trânsito”, resume a teóloga.
Segundo ela, a situação de crise que o país atravessa também fomenta a busca por instituições religiosas. “Acho que hoje, com aumento do desemprego, da desigualdade, as pessoas tendem a buscar a instancia espiritual não só como consolação, alívio, mas como esperança. Se as instâncias terrenas não estão funcionando, vamos pedir a Deus”, assegura.
Como não existe um cadastro único que mostre todas as igrejas em atividade no país, a verificação da abertura do CNPJ é o caminho mais seguro. Somente no Rio de Janeiro, aponta o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), há 21.333 CNPJs ativos de organizações religiosas. Entre janeiro de 2010 a fevereiro de 2017, foram 9.670 novos registros. Neste mesmo período, o estado campeão foi São Paulo, com 17.052.

Nenhum comentário:

Postar um comentário