quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

RN registra 10 mortes por microcefalia e 208 casos notificados

Dez óbitos foram registrados no RN (Foto: Portal Brasil)

O número de casos de microcefalia registrados no Rio Grande do Norte chegou a 208, segundo o novo boletim do Ministério da Saúde, divulgado nesta quarta-feira (27). O RN é o quinto estado brasileiro que mais registrou a doença. Dos 12 óbitos no Brasil que tiveram confirmação para a relação com infecção congênita, 10 ocorreram em terras potiguares.
A região Nordeste continua concentrando o maior número de casos notificados. O estado de Pernambuco permanece encabeçando a lista com 1.125 casos em investigação. Paraíba, Bahia e Ceará estão na sequência com 497, 471 e 218 casos, respectivamente. O Rio Grande do Norte aparece em seguida.
Hoje, no Rio Grande do Norte, 133 casos suspeitos estão sendo investigados e 15 foram descartados. O Ministério da Saúde informou que há confirmação de microcefalia em 60 casos. Em todo Brasil, o número de casos de microcefalia registrados chegou a 4.180 – existe confirmação em 270 casos.
O Ministério da Saúde também informou que casos já foram registrados em 24 unidades federativas e atingiram 830 municípios no País entre 22 de outubro de 2015 e 23 de janeiro deste ano. Os estados do Acre, Amapá e Amazonas ainda não tiveram casos notificados de microcefalia.
Orientação
O Ministério da Saúde orienta as gestantes adotarem medidas que possam reduzir a presença de mosquitos transmissores de doença, com a eliminação de criadouros, e proteger-se da exposição de mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário