quinta-feira, 8 de junho de 2023

WhatsApp lança nova ferramenta para envios de mensagens

O WhatsApp ganha a partir desta quinta-feira (8) a função de Canais, uma área para criadores de conteúdo distribuírem textos, imagens e vídeos a milhões de pessoas de forma unidirecional. Diferentemente do que ocorre com grupos e listas de transmissão, esses espaços não terão limitação de integrantes — no início, o tamanho pode ser restrito por aspectos técnicos.

Com o novo recurso, o app da Meta (empresa controladora do WhatsApp, Facebook e Instagram) se aproxima do que já faz o Telegram. Há, porém, algumas diferenças: membros de um canal no WhatsApp podem apenas reagir com emojis às postagens feitas por um administrador e responder a enquetes, mas não escrever mensagens.

A nova função estreia hoje na Colômbia e em Singapura e chegará a outros países, como o Brasil, nos próximos meses.

Qualquer pessoa pode criar um canal. Nos países em que o recurso chegará primeiro, já criaram Canais entidades de saúde, times de futebol e agências de checagem de notícias. Segundo o WhatsApp, outras possibilidades de uso são a distribuição de informações de trânsito, previsão do tempo e dicas de culinária.

No Brasil, alguns canais do Telegram —modalidade de distribuição de conteúdo semelhante à adotada agora pelo WhatsApp— foram alvos de ações da Justiça durante as eleições presidenciais de 2022.

Por não ter representante legal no Brasil à época, o Telegram quase foi bloqueado. A Meta, por sua vez, está presente no Brasil há anos com escritório e centenas de funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário