Foto: Alexandre Cassiano/Agência O Globo
Uma pesquisa feita pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) revela que 52% dos brasileiros raramente ou nunca praticam atividades físicas. O levantamento aponta que 22% da população se exercita diariamente, 13% se movimentam pelo menos três vezes por semana, enquanto que 8% fazem alguma atividade pelo menos duas vezes na semana.
O trabalho também concluiu que a atividade física é um fator protetivo contra o adoecimento. A pesquisa apontou que 72% das pessoas que praticam exercícios com frequência não tiveram problemas de saúde nos últimos 12 meses. Porém, entre os que nunca praticam atividades físicas, 42% sofreram problemas de saúde em 2022.
Para a pesquisa, foram entrevistadas 2.021 pessoas com mais de 16 anos em todos os estados do país, entre os dias 10 e 14 de março de 2023.
Quando questionados sobre o estado de saúde individual comparado com alguém da mesma idade e sexo, sete em cada 10 brasileiros (67%) avaliaram como “muito bom” e “bom”. Outros 26% avaliaram como regular e 6% como “ruim” e “muito ruim”.
E quando perguntados sobre todos os aspectos que envolvem a saúde — físico, mental e social, não somente a ausência de doenças —, o percentual de quem avaliou o estado de saúde como “muito bom” e “bom” caiu cinco pontos percentuais, indo para 63%.
A maioria dos entrevistados acredita que a saúde é um fator que não significa somente ausência de doenças ou enfermidades. Para quase nove em cada dez pessoas (88%), a saúde é um estado completo de bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário