A rede atacadista Makro encerrará suas atividades no Brasil, fechando as últimas 24 lojas ainda em atividade no país. Foram 50 anos de história em solo brasileiro, ultrapassando a marca de 50 lojas espalhadas por vários estados.
Nos últimos anos, a empresa repassou 30 lojas para o Atacadão, captando R$ 1,95 bilhão com a venda. Agora, a empresa contratou o Santander para encontrar um comprador para as lojas remanescentes e espera obter R$ 2 bilhões, de acordo com o Estadão.
Em janeiro deste ano, o Grupo Muffato anunciou ao mercado a aquisição de imóveis e ativos do Grupo Makro Brasil, multinacional do segmento atacadista. A rede varejista paranaense adquiriu 16 lojas e 11 postos de combustíveis.
O valor da operação não foi revelado, nem o que novo grupo proprietário fará com as lojas e postos adquiridos. Ao todo, o Makro tem quase 8 mil funcionários em lojas do Brasil, Argentina, Colômbia e Venezuela. O grupo pertence à holding holandesa SHV.
O Muffato informou, em nota, que o processo de transferência das aquisições depende, agora, da aprovação da Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o que não tem data para acontecer. Segundo o grupo, a expectativa é que as compras sejam concluídas “no menor período possível”.
A rede Makro é administrada pelo grupo holandês SHV que desistiu de competir com outras redes atacadistas disponíveis no Brasil. Além desta razão, segundo a reportagem, a matriz já deixou de atuar como varejista na Europa há mais de 20 anos e também está encerrando suas lojas na Ásia e na África.
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