quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Atividades físicas leves são suficientes para cuidar do coração, garantem profissionais de saúde

Foto: Divulgação

Os cuidados com o coração, órgão que está no centro do nosso corpo, devem estar presentes no nosso dia a dia desde o início da vida. Práticas como controle do estresse, manter o corpo ativo e alimentação fazem toda diferença quando falamos sobre prevenir doenças cardiovasculares.

Em Natal, o cardiologista Nelson Domingues sabe que, além de cuidar do coração dos seus pacientes, precisa cuidar também do próprio. “Vejo muito sentido principalmente em fortalecer o coração usando atividades físicas. Focando nesse aspecto, você automaticamente começa a melhorar no condicionamento físico, alimentação, sono e disposição, o que melhora sua qualidade de vida”, explica o médico.

Conforme a fala do potiguar, a ciência comprova que, mesmo exercícios leves, quando praticados rotineiramente, aumentam o rendimento cardíaco e ajudam a manter o bom humor e o funcionamento adequado do sistema imunológico. Para quem não tem prática, muito tempo disponível ou interesse em fazer uma mudança significativa no corpo, a boa notícia é que, para cuidar da saúde, nenhum desses itens é necessário.

Colocando isso em prática, o doutor Nelson sempre teve o hábito de treinar, e há sete anos ele encontrou no personal André Álvares, da academia Bodytech Tirol, o parceiro ideal para treinos. 

Álvares também é um forte adepto da filosofia de que, independente da intensidade do treino, o importante é ter uma rotina sólida e fazer o que se adequa melhor às necessidades de cada corpo. “Parto do princípio que o coração é um órgão muscular, por isso, todo exercício resistido ou aeróbico irá contribuir para a manutenção dessa musculatura”, completa. 

Os dois profissionais têm áreas bem diferentes de atuação, mas quando o assunto é cuidados com o sistema cardiológico, ambos concordam que prevenir é melhor que remediar. E, a melhor forma de prevenção é manter uma rotina saudável que não precisa ser vivida com intensidade, e sim com intenção e consistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário