segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Em Santa Cruz, Lula obteve 7.967 votos a mais que Bolsonaro neste segundo turno

O presidente eleito Lula e o atual presidente Jair Bolsonaro aumentaram sua votação em Santa Cruz no segundo turno das eleições.

Lula obteve 14.462 votos, o que equivale a 69.01% dos votos válidos neste domingo (30). Foram 523 votos a mais dos 13.939 votos que Lula obteve no primeiro turno do pleito.

Já Bolsonaro obteve 6.495 votos, ou 30.99%. Bolsonaro teve 880 votos a mais neste segundo turno em comparação com o primeiro, quando obteve 5.615 votos em Santa Cruz.

Com a votação, Lula teve maioria expressiva de 7.967 votos na capital do Trairi, seguindo a tendência de grande base do lulismo na região Nordeste, que garantiu a eleição do petista para presidir o Brasil nos próximos 04 anos.

Instagram suspende milhares de contas ‘sem avisar’ nesta segunda

Usuários do Instagram têm relatado, no início desta semana, que a rede social estaria suspendendo as suas contas. Além de reclamações registradas no Brasil, participantes da rede social em outros países também informam que, nesta segunda-feira (31), seus perfis foram desativados

A principal reclamação dos usuários é de que a rede social estaria suspendendo as contas de forma aleatória. Há relatos de pessoas que eram mais ativas na rede social e também de outras, menos ativas, que também tiveram problemas com suas contas. De acordo com uma mensagem exibida pelo Instagram, a suspensão de contas pode ser reclamada em até 30 dias.

Segundo usuários da rede social, a plataforma estaria suspendendo contas que não possuem um e-mail verificado. A informação, entretanto, ainda não foi confirmada pela Meta, empresa que controla o Instagram. O TecMundo entrou em contato com a empresa em busca de detalhes sobre o caso e aguarda respostas.

Ainda hoje, a rede social tem enfrentado problemas de instabilidade que fazem o aplicativo fechar repentinamente. Usuários têm utilizado o Twitter para reclamar sobre o problema.

No Rio Grande do Norte, usuários reclamam do Bug. A influenciadora Fernanda Guimarães é uma delas que teve a conta desativada pelo Instagram nesta segunda. No Twitter ela conta que ainda não conseguiu recuperar o acesso.

Com 90% vendido, Samba Brasil Natal está nos últimos ingressos para show em novembro

 

Faltando menos de duas semanas, a expectativa do público para o Samba Brasil Natal (RN) se reflete na venda de ingressos, que já atingiu 90% e está nos últimos ingressos para comercialização.

Com produção da Clap Entretenimento, o Samba Brasil Natal vai reunir, no palco montado no gramado da Arena das Dunas, grandes nomes como Thiaguinho, Sorriso Maroto, Menos é Mais, Dilsinho, Molejo e Chrigor no maior projeto de samba e pagode do Brasil, que desembarca na capital do RN dia 12 de novembro.

Projeto esse que já percorreu cinco capitais de três regiões do Brasil e vai encerrar essa maratona de samba e pagode na Arena das Dunas mês que vem.

Para isso, estão previstas ações junto ao público para proporcionar experiência única no evento como, por exemplo, o palco 360º, que será montado no campo para a animação não parar no intervalo entre as bandas do palco principal.

E nesse palco, a organização confirmou Pagode do Coxa e Auto Estima para levar muito samba e pagode.

A venda de ingressos continua no no site Brasil Ticket http://(clique aqui)

A venda de ingressos continua no no site Brasil Ticket (clique aqui) e também nas lojas Grand Optical no Midway Mall, Natal Shopping e em Petrópolis.

Mais informações nos perfis @maisclap_ e @sambabrasil_natal no Instagram. 

Álvaro Dias fala sobre resultado da eleição e diz que pretende ter uma boa relação com o presidente Lula

Em uma entrevista concedia a TV Ponta Negra nesta segunda-feira (31), o prefeito de Natal (RN), Álvaro Dias (PSDB), falou sobre o resultado das eleições do segundo turno deste domingo (30). O prefeito analisou de forma positiva sua atuação como coordenador da campanha do presidente no município e disse que o resultado da votação, surpreendeu.

“O resultado aqui na cidade do Natal foi além do esperado. No primeiro turno o candidato Lula ganhou no confronto direto com Bolsonaro por 37 mil votos, no segundo turno vimos uma diferença de mais de 20 mil votos, mostrando que nosso trabalho, a divulgação que nós fizemos, as obras que apresentamos influenciaram na consciência do eleitor, diminuindo consideravelmente uma possível diferença pró Lula, no segundo turno”.

Sobre como será sua relação com o novo presidente, Álvaro Dias disse que vai continuar trabalhando para viabilizar recursos para Natal através da nova gestão federal.

“Vai ser uma boa relação, porque nós pretendemos visitar muitas vezes a estrutura do governo federal, como fizemos durante o governo Bolsonaro, sempre buscando recursos e obras. Vi durante o pronunciamento do presidente Lula ele dizer que foi eleito por uma parcela da população, mas pretender ser o presidente de todos os brasileiros. Acredito que ele deverá agir dessa forma, portanto não deve haver nenhum prejuízo para as obras, para o futuro e para o desenvolvimento da cidade do Natal” conclui.

Ações de Petrobras e Banco do Brasil fecham em queda após vitória de Lula

As ações da Petrobras e do Banco do Brasil tiveram as maiores quedas do Ibovespa nesta segunda-feira (31), um dia após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra Jair Bolsonaro (PL) na disputa à Presidência.

A negociação dos papéis oscilou negativamente durante todo o pregão, com PETR4 encerrando em queda 8,47% e PETR3, 7,04%. Já BBAS3 teve queda de 4,64%.

Segundo Paulo Gala, economista-chefe do Banco Master, os primeiros sinais do mercado foram de estresse. “O mercado tem feito um raciocínio de que educação e varejo podem se beneficiar com o governo Lula, enquanto as estatais podem ser prejudicadas. Foi uma dinâmica observada há pelo menos uma semana”, pontuou.

O economista afirmou que a apreensão do mercado passa a ser em relação à expectativa sobre a equipe econômica do presidente eleito, enquanto digere os resultados das eleições de domingo.

Na visão de Alexandre Espírito Santo, economista-chefe da Órama, o mercado volta a precificar as estatais como havia feito antes do resultado do primeiro turno, quando a vitória do candidato do PT era dada como certa.

“Depois do primeiro turno, que mostrou um resultado mais apertado, o mercado colocou no preço a hipótese da reeleição e aconteceu o rali da Petrobras. Com a derrota, o valor volta ao patamar de negociação de antes e a expectativa de privatização da estatal no futuro sumiu”, afirmou.

Para ele, os investidores devem monitorar a divulgação de resultados da petrolífera na quinta-feira e o preço do barril de petróleo no exterior, enquanto aguardam indicadores da composição da próxima equipe econômica.

“O mercado não foi absolutamente surpreendido e não pode agir como se tivesse sido. Este não é um ‘cisne negro’ ou um ‘efeito de cauda’”, declarou o economista.

Os bancos J.P. Morgan e BTG revisaram para baixo parte de suas expectativas em relação às ações da Petrobras, após a confirmação da vitória de Lula no domingo.

Apenas 66% das crianças se vacinaram contra a pólio no RN

Foto: Vagner Santos

No último dia da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite o Rio Grande do Norte atingiu um percentual de cobertura vacinal de 66%, o que representa 123.249 crianças menores de cinco anos vacinadas em todo o estado.

Os dados são do Portal RN+Vacina, obtidos até o final da manhã desta segunda-feira (31). Dos 167 municípios do estado, 53 conseguiram atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde de 95% de crianças vacinadas. Outros 113 municípios atingiram percentual de vacinação entre 50 a 94,99% e a capital do estado, Natal, foi o único município do RN que não atingiu pelo menos 50% de cobertura vacinal, ficando com 39,80% – o que representa 16.353 crianças vacinadas.

Para a coordenadora de vigilância em saúde da Sesap, Kelly Lima, a queda da cobertura vacinal é preocupante. “O percentual de 66% para o estado é muito aquém do que esperávamos. A campanha encerra hoje (31), conforme cronograma previamente pactuado com os municípios. Porém os imunizantes seguem disponíveis em toda a rede durante todo o ano e esperamos que os pais, mães e responsáveis não deixem de vacinar suas crianças”, disse.

Os três municípios que mais vacinaram no RN foram: Severiano Melo (165,41%), Água Nova (137,04%) e José da Penha (127,21%).

Veja o que abre e fecha no feriado do Dia de Finados em Natal

Foto: Augusto César Gomes

Lojas de rua, supermercados, shoppings e bancos terão serviços afetados pelo feriado nacional do Dia de Finados, na próxima quarta-feira (2), em Natal. As informações foram divulgadas pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da capital potiguar.

Segundo a entidade, o comércio de rua estará fechado e os shopping funcionarão em horário especial de domingo. Já os supermercados funcionam normalmente.

Os portões dos oito cemitérios públicos da capital abrem para visitação das 7h às 17h, segundo informou a prefeitura. Programações religiosas serão realizadas nos locais. Confira os horários abaixo.

Veja o que abre e fecha

Comércio de Rua

Alecrim: Fechado
Centro da Cidade: Fechado
Zona Norte: Fechado

Shoppings

Shopping 10 – Fechado
Midway Mall
Praça de Alimentação e lazer – 11 às 21h
Demais lojas: abertura entre 12 e 15h.
Encerramento: 21h.

Natal Shopping
Alimentação: 11h às 22h
Quiosques de alimentação: 13h às 21h*
Âncoras e Mega Lojas: 12h às 21h*
Demais lojas e quiosques: 15h às 21h*
Academia Bodytech: 09h às 13h
Cinema: Conforme Programação
Fechamento facultativo das 20h às 21h, desde que funcione por 6hs corridas.

Praia Shopping
Praça de Alimentação e Lazer: A partir das 11h.
Lojas e Quiosques: 15 às 21h
Cinema conforme a programação

Shopping Cidade Jardim
Praça de Alimentação: Das 14 às 20h.
Lojas e Quiosques: 14 às 20h.

Shopping Via Direta
Praça de Alimentação e Lazer: A partir das 11h.
Lojas e Quiosques: Abertura facultativa das 14 às 20h.

Partage Norte Shopping Natal
Lojas e quiosques: 15h às 21h
Lojas Ancoras e Mega Lojas: Facultativo a partir das 12, e obrigatório das 15 às 21h.
Praça de Alimentação/Lazer: 11 às 22h

Carrefour: Das 07 às 21h.
Smart Fit: Das 08 às 17h.
Cinema conforme programação
Supermercados – Funcionamento das 7h às 21h.

Bancos – Fechados

Programação religiosa nos cemitérios de Natal
Cemitério do Alecrim
– 8h – Missa: celebrante Pe. Motta
– 16h – Missa: Pe. Motta

Cemitério Bom Pastor I
– 10h – Missa: Pe. Manoel
– 15h – Missa: Pe. Cláudio Regis

Cemitério Bom Pastor II
– 10h – Missa: Pe. Manoel
– 15h – Missa: Pe. Cláudio Régis

Cemitério Parque Nova Descoberta
– 7h – Missa: Pe. Tiago
– 8h30– Missa: Pe. Tiago

Cemitério da Redinha
– 7h – Missa: Pe. Mário Gomes
– 16h – Missa: Pe. Mário Gomes

Cemitério Pajuçara
– 7h – Missa: Pe. João Maria
– 16h – Missa: Pe. João Maria

Cemitério do Igapó
– Cultos e missas, horários aleatórios
Cemitério de Ponta Negra
– 8h – Missa: Pe. Martins
– 10h – Missa: Pe. Francildo Luís
– 15h – Missa: Pe. Martins
– 16h – Missa: celebrante Pe. Francildo Luís

Quem não votou no segundo turno tem até 9 de janeiro para justificar

Foto: Reprodução

O eleitor que não compareceu às urnas ontem (30), no segundo turno das eleições gerais, tem 60 dias para justificar a ausência e assim não ficar em situação irregular junto à Justiça Eleitoral.

Quem não vota e não justifica fica sem poder emitir o certificado de quitação eleitoral e pode ficar impedido de emitir documentos de identidade ou passaporte, entre outras limitações. Isso ocorre porque o voto é obrigatório no Brasil, para quem tem entre 18 e 70 anos.

Para ficar quite com a Justiça Eleitoral é preciso ter votado em todas as eleições passadas ou justificado as ausências. O eleitor também não pode ter deixado de atender aos chamados para trabalhar como mesário. Caso esteja irregular, é necessário regularizar a situação por meio do pagamento de multas, por exemplo.

Cada turno de votação é contabilizado como uma eleição independente pela Justiça Eleitoral. No caso do primeiro turno das eleições deste ano, quem não votou tem até 1º de dezembro para justificar a ausência. Existem três formas de justificar a ausência às urnas: pelo aplicativo e-Título; pelo Sistema Justifica, nos portais da Justiça Eleitoral; ou preenchendo um formulário de justificativa eleitoral.

Cada justificativa é válida somente para o turno ao qual a pessoa não tenha comparecido por estar fora de seu domicílio eleitoral. Assim, caso tenha deixado de votar no primeiro e no segundo turno da eleição, terá de justificar a ausência em cada um.

Além de preencher dados e dar o motivo para ter faltado à votação, é aconselhável anexar documentos que comprovem a justificativa, que em todo caso deve ser analisada por um juiz eleitoral, que pode aceitá-la ou não.

Senador Jean-Paul Prates é cotado para presidir a Petrobras a partir de 2023

Foto: Reprodução

O senador Jean-Paul Prates (PT-RN) é um dos nomes mais cotados para assumir a presidência da Petrobras em 2023. Segundo o Estadão/Broadcast apurou, a ideia seria inserir a empresa de forma mais abrangente no mundo das energias renováveis. E Prates seria um bom nome por ter sido um dos protagonistas no marco regulatório da geração de energia eólica offshore (no mar).

Segundo fontes, o senador estaria sendo cotado também para o Ministério de Minas e Energia, mas teria mais interesse na estatal, uma vez que consideraria o foco do ministério amplo demais. Advogado e economista, Prates tem quase 30 anos de experiência no setor de petróleo e gás. Ele foi consultor antes de seguir carreira política.

A avaliação do próximo governo é de que a Petrobras deve buscar aumentar a produção de gás natural como uma “ponte” de transição para o hidrogênio, enquanto as refinarias serão parcialmente convertidas para a produção de biocombustíveis. Ainda sem martelo batido, existe também a possibilidade da construção de uma nova refinaria no País, mas também já dentro do novo conceito de biorrefinarias.

Com os planos de expansão no refino, o processo de venda das refinarias em andamento será abandonado, respeitando todos os contratos que já estiverem assinados. Antes de qualquer movimento, a nova gestão da empresa vai analisar todos os processos em curso.

Deverá haver mudanças também na política de preços, o que deverá incluir o fim da política de paridade de importação (PPI), conforme disse o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a campanha.

domingo, 30 de outubro de 2022

Ao menos 149 pessoas morrem em tumulto em festa de Halloween na Coreia do Sul

Reprodução – 149 pessoas morreram e outras 100 ficaram feridas em um tumulto. Foto: Reprodução

Ao menos 149 pessoas morreram e outras 100 ficaram feridas em um tumulto depois que uma multidão se reuniu em ruas estreitas de um bairro central da capital sul-coreana para celebrar o Halloween, na noite deste sábado 29.

No incidente, centenas de pessoas foram prensadas em um beco junto à saída 2 do metrô de Itaewon durante a tradicional comemoração do dia das bruxas em Seul. Algumas vítimas morreram pisoteadas e outras foram asfixiadas pela multidão, nesta que é a pior tragédia no país desde o naufrágio do navio Sewol, há oito anos, quando 304 pessoas morreram, a maioria estudantes de ensino médio.

Choi Sung-beom, chefe dos bombeiros do distrito de Yongsan, onde fica Itaewon, afirmou à agência Reuters que todas as mortes provavelmente foram causadas pelo esmagamento no beco estreito, mas as autoridades disseram que ainda estão investigando as causas exatas.

Vídeos nas redes sociais mostram socorristas tentando ressuscitar as pessoas deitadas no asfalto com massagens no peito, e bombeiros carregando macas com corpos cobertos por sacos de plástico. Muitas das vítimas eram mulheres na casa dos 20 anos, segundo o Corpo de Bombeiros.

Itaewon é conhecido por sua intensa vida noturna, com bares, boates e restaurantes, e tem caráter cosmopolita e internacional, com a presença de muitos turistas e estrangeiros. A região já abrigou a principal base militar dos Estados Unidos na Coreia do Sul.

A estimativa é de que 100 mil pessoas estivessem pelas ruas do bairro na noite deste sábado, segundo a imprensa local, celebrando o primeiro Halloween dos últimos três anos sem as restrições da pandemia. Muitos tinham seus rostos maquiados, usavam máscaras e fantasias.

Celebrar o Halloween na região faz parte do calendário da cidade, diz o jornalista e consultor econômico carioca Thiago Mattos, que vive em Seul há cinco anos. Ele relata ter visto corpos sendo removidos por paramédicos, mas inicialmente pensou que eram pessoas que haviam bebido demais sendo retiradas do local devido à embriaguez, algo que ele diz ser relativamente comum durante a festa.

“Quando eu fui vendo mais um, mais um e outro, tem alguma coisa errada, não é possível que seja tanta gente alcoolizada ao mesmo tempo. Quando cheguei na rua principal, onde os carros trafegam, vi que havia um oceano de ambulâncias e paramédicos chegando. Foi só aí que eu percebi a dimensão da situação”, ele diz, acrescentando que a região não parecia mais cheia do que o normal para um Halloween.

Outras testemunhas, contudo, relataram sinais claros de problemas nos becos antes do incidente. Moon Ju-young, 21, disse à agência Reuters que a região “estava pelo menos dez vezes mais lotada do que o normal” e que a polícia tinha dificuldade para manter o controle da multidão antes do episódio.

João Brasil, 23, estudante universitário de Belo Horizonte que faz intercâmbio em Seul, conta que Itaewon, tradicionalmente cheio aos fins de semana, estava tão lotado neste sábado que era difícil de caminhar. Ele diz ter entrado em uma rua estreita com dois amigos, quando um avalanche de pessoas veio no sentido oposto.

“Era uma força muito forte, ao ponto de não ter como suportar. Por muita sorte, a gente conseguiu colocar a mão na parede, a gente se sustentou na parede, e as pessoas no meio passando, igual um tsunami. Não tinha como fazer nada”, conta. Além dos moradores de Seul, ele diz que muita gente de cidades vizinhas foi curtir o Halloween no bairro.

Quando os veículos de emergência começaram a chegar, engarrafamentos e aglomerações de pedestres restringiam os movimentos, tanto na entrada quanto na saída do local das mortes.

Uma testemunha afirmou à Reuters que um necrotério improvisado foi instalado em um prédio adjacente ao local. Cerca de 50 corpos foram transportados para o ginásio Wonhyoro para que fossem identificados por suas famílias, informaram agentes do governo. Os outros foram levados para hospitais.

“A área ainda está caótica, estamos tentando descobrir o número exato de pessoas feridas”, disse Moon Hyun-joo, funcionário da Agência Nacional de Bombeiros.

O presidente Yoon Suk-yeol ordenou o envio de equipes de primeiros socorros ao local e pediu que os hospitais se preparassem para receber os feridos. Já o prefeito da cidade, Oh Se-hoon, que realizava uma visita à Europa, decidiu retornar para a Coreia do Sul assim que ficou sabendo do ocorrido, informou a agência de notícias Yonhap, citando fontes da prefeitura.

Enquanto as vítimas eram resgatadas, as autoridades criaram um centro improvisado de gerenciamento de desastres e uma clínica de primeiros socorros em frente ao Hamilton Hotel, perto do local da tragédia.

Josep Borrell, chefe da diplomacia da União Europeia, se disse “profundamente entristecido pelos terríveis eventos no centro de Seul” e que está com a população da Coreia. Jake Sullivan, Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, ofereceu condolências. “Estamos pensando em todos aqueles que perderam entes queridos e esperando uma rápida recuperação para os feridos”, disse ele.

João Azevedo é reeleito governador da Paraíba

Foto: Reprodução

João Azevedo (PSB) foi reeleito governador da Paraíba (PB). Com 97% das urnas apuradas as 18h50, Azevedo tinha 52% dos votos válidos, ou 1.184.799 votos.

Ele venceu no segundo turno das eleições, superando Pedro Cunha Lima (PSDB), que teve 47% dos votos.

No primeiro turno, há um mês, Azevedo foi o candidato mais votado para o cargo de governador do Estado com 39,66% dos votos válidos, ou 863.174 no total.

Lula é eleito presidente do Brasil pela 3ª vez

Foto: reprodução/TSE

Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito novamente presidente do Brasil e terá um inédito terceiro mandatoO líder petista venceu o segundo turno da disputa, realizado neste domingo (30), ao derrotar o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) . Lula passou à frente de Bolsonaro na disputa às 18h44, com 67,76% dos votos apurados.

O resultado impõe uma derrota histórica para Bolsonaro, primeiro presidente brasileiro que não consegue renovar o mandato nas urnas desde o instituto da reeleição, em 1998. Já Lula será o segundo mandatário que comandou o país por mais tempo, atrás apenas de Getúlio Vargas. No caso do petista, todo o período no poder foi conquistado de forma democrática, por eleições diretas.

“Tentaram me enterrar vivo e estou aqui para governar este país”, diz Lula em primeiro discurso como presidente eleito

Foto: Reprodução

No seu primeiro discurso como presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que “ressuscitou” na política brasileira e que enfrentará “situação muito difícil” em seu novo mandato.

Na Paraíba (PB), família “Cunha Lima” tenta voltar ao poder após 15 anos

João Azevêdo (PSB, foto à esquerda) e Pedro Cunha Lima (PSDB, foto à direita) disputam o segundo turno ao governo da Paraíba (PB) nas eleições deste domingo (30). O socialista tenta a reeleição e obteve 39,6% dos votos válidos no primeiro turno. O tucano somou 23,9%.

No primeiro turno, o PT apoiou Veneziano Vital do Rêgo (MDB). Com a ida do emedebista para o palanque de Cunha Lima no segundo turno, Azevêdo reivindicou o posto de candidato de Lula. O governador paraibano chegou a viajar até a Pernambuco para garantir uma foto ao lado do presidenciável.

Pedro Cunha Lima é filho do ex-governador e ex-senador Cássio Cunha Lima. Cássio foi cassado em 2007 pelo TSE sob a acusação de compra de votos.

Ao longo do segundo turno, Pedro manteve uma posição de neutralidade em relação à disputa nacional, mas aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) buscaram uma aproximação do candidato tucano.

Ministro das Comunicações, Fábio Faria vota em Natal

 

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, votou por volta das 9h, em Natal. O ex-deputado federal esteve no Colégio Atheneu, no bairro de Petrópolis.

Fábio Faria foi eleito deputado federal em 2018, mas deixou o cargo em junho 2020 para assumir o Ministério das Comunicações, a convite do presidente Jair Bolsonaro. Em 2022, decidiu não se candidatar.

Na foto publicada por ele no twitter, Fábio usa camisa da seleção brasileira e faz o “22” com as mãos.

Lula vence na Austrália, Coreia e Nova Zelândia; Bolsonaro vence no Japão

Foto: Reprodução

Longas filas voltaram a se formar nesta manhã em diversos consulados do Brasil no mundo, diante de uma participação recorde de brasileiros que vivem no exterior votando para o segundo turno das eleições presidenciais.

Na Ásia, os primeiros resultados confirmaram as tendência no primeiro turno. Na Coreia do Sul, Luiz Inácio Lula da Silva venceu com 126 votos, contra 70 para o presidente Jair Bolsonaro. Na Austrália, os dados apontam 2970 votos para Lula, contra 1688 para Bolsonaro. No consulado brasileiro em Sidney, por exemplo, Lula ficou com 61% dos votos.

Na Nova Zelândia, Lula também venceu, com 353 votos. Bolsonaro ficou com 132.

Bolsonaro, porém, venceu no Japão. Em Nagoya, o presidente ficou com 84% dos votos, cerca de 3,4 mil.

No primeiro turno, Lula somou 138 mil votos no exterior, o que representava 47% de apoio. Bolsonaro ficou com 41%, com 122 mil votos.

A eleição no exterior, em 2022, entra para a história como o processo com a maior participação de brasileiros desde que o pleito passou a ser organizado para os nacionais pelo mundo. Estão inscritos quase 700 mil brasileiros para votar, o dobro do volume registrado em 2014.

Porto de Natal sairá da rota da CMA CGM e perderá R$ 5 milhões por ano

Foto: Reprodução

Em um ano, o Grupo CMA CGM, empresa global em soluções marítimas, terrestres, aéreas e logísticas, deixará de operar no Porto de Natal.

A empresa já confirmou o desligamento à Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) e, se a estatal não conseguir atrair novos operadores, poderá reduzir as suas operações à metade, perdendo cerca de R$ 5 milhões por ano.

As exportações potiguares poderão migrar para portos do Ceará com a saída do porto natalense da rota da CMA, que vai operar apenas com navios acima de 200 metros, o que impossibilita manobras na foz do rio Potengi por falta dos sistemas adequados de defensas da Ponte Newton Navarro e também sua limitação de altura. O Governo do Estado informou que ainda não foi notificado.

A CMA-CGM, empresa francesa de transporte marítimo e conteinerização, é responsável por metade das operações no porto da capital potiguar.

Moraes proíbe PRF e PF de fazer operações que afetem transporte de eleitores e divulgar balanços de ações

Foto: Reprodução

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, proibiu neste sábado (29) que a Polícia Rodoviária Federal realize qualquer operação relacionada ao transporte público de eleitores neste domingo (30), quando ocorre o segundo turno em todo o país.

Moraes também proibiu que o governo divulgue qualquer tipo de resultado ou balanço de operações realizadas pela Polícia Federal e relacionadas ao pleito, “sob pena de responsabilização criminal do Diretor Geral da PF por desobediência e crime eleitoral”.

A decisão atende ao pedido de um deputado do PT, partido do candidato Luiz Inácio Lula da Silva. O parlamentar acusa o governo e o Ministério da Justiça de usarem as polícias federais para beneficiar a candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Lula vota em escola de São Bernardo do Campo

Foto: reprodução/CNN Brasil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) votou em uma escola de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, na manhã deste domingo (30).

O candidato petista à Presidência chegou ao local de votação pouco mais de uma hora após a abertura das urnas, por volta de 09h15.

O candidato ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT), acompanhou Lula no local.

O ex-presidente deve acompanhar a apuração dos votos em um hotel da capital paulista, nos Jardins, onde também deve fazer um pronunciamento à imprensa após o resultado.

Senac/RN minimiza efeitos da pandemia do coronavírus com cursos on-line e presenciais

Texto: Rosinaldo Vieira
Fotos: Canindé Soares

Era uma vez uma menina que sonhava em dar uma melhor qualidade de vida para sua mãe e seus irmãos. Filha de pais separados desde os dois anos de idade, Israelly Wiliane Rocha da Silva, logo cedo, aos 13 anos, foi em busca de trabalhar para ajudar sua família.

Atualmente com 19 anos, Israelly, que é solteira, ainda mora com a mãe, Ângela Maria Rocha, dona de casa, seu irmão Isaac, de 23 anos e uma irmã, Laura Rayline, de seis anos. Estudante do 3º ano do Ensino Médio, na Escola Estadual Professor Anízio Teixeira, em Natal, através da indicação de uma amiga, trabalhou dos 15 aos 18 anos como recreadora na Trupe da Alegria.

“Ainda trabalhei durante dois meses na Fácil Cred, atuando no serviço de telemarketing, até que veio a pandemia do coronavírus em 2020 e tive que ficar em casa. Foi um tempo delicado, porque fiquei sem ganhar dinheiro e não tive como ajudar em casa”, revela Israelly, que é natalense e mora no bairro de Mãe Luiza.

Curso no Senac

Apesar das dificuldades pela falta de trabalho, ela não desaminou e sempre manteve a esperança. Através de uma amiga de sua mãe, ficou sabendo que estavam abertas inscrições para cursos gratuitos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/RN), e lá foi ela se inscrever no curso de garçom.

A inscrição foi feita em 2021 e Israelly entrou para uma lista de espera, até que 15 dias depois recebeu a informação de que foi chamada, tendo feito o curso nas salas de aulas do Senac/RN e estagiado no Hotel Escola Barreira Roxa, ambos localizados na Via Costeira, em Natal, entre os meses de fevereiro e abril de 2021.

O curso é organizado pelo Senac/RN, braço educacional da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio/RN). “Este curso possibilitou que eu conseguisse uma oportunidade de trabalho, tendo sido selecionada para o Serhs Natal Grand Hotel e Resort, localizado na Via Costeira”, disse Israelly, com um sorriso de alegria estampado no rosto. “No curso aprendi a lidar com os clientes e servi-los com profissionalismo e qualidade”, disse Israelly.

No Hotel Serhs ela atua na função de cumim, com a responsabilidade de preparar o salão antes de os hóspedes sentarem, decorar as mesas com velas, guardanapos, toalhas e flores, além de colocar os talheres e condimentos nas mesas e ainda servir pratos, copos e talheres, repor bebida nos copos e limpar as mesas.
A supervisora de restaurante do hotel Serhs, Odete Rodrigues da Silva, conta que Israelly começou a trabalhar no hotel em junho de 2021 como ajudante de garçom, no cargo de cumim, trabalhando quatro horas por dia durante seis meses.

“Com seu bom desempenho, começou a trabalhar oito horas por dia na mesma função, já com melhoria salarial. Hoje é uma das melhores profissionais que temos”, disse a supervisora dos restaurantes, Odete Rodrigues.

Como sua mãe Ângela está desempregada, recebendo apenas os R$ 600,00 do Auxílio Brasil do Governo Federal, o trabalho atual de Israelly, além do seguro desemprego recebido pelo seu irmão Isaac, que também está desempregado, lhe dá pouco mais de um salário mínimo de carteira assinada. Os três juntos se unem com estes recursos para sustentar toda família, além da irmã Laura Rayline de seis anos de idade.

“Sinto que tenho uma grande responsabilidade, que é cuidar da minha família através do meu trabalho. Para 2023 pretendo fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Penso em me inscrever para o curso de Designer de Moda ou até Enfermagem, sempre pensando em ajudar minha mãe e meus irmãos, que para mim estão sempre em primeiro lugar”, disse Israelly.

O impacto da pandemia do coronavírus

Os anos de 2020 e 2021 ficaram marcados no mundo com a época em que surgiu o Covid-19, em que bilhões de pessoas foram afetadas. Os eventos esportivos, culturais, serviços públicos, escolas, universidades, só para citar algumas áreas, tiveram que paralisar suas atividades, com o objetivo de evitar aglomerações em massa, pois o contato direto era um dos principais meios de transmissão do vírus.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), apontam que até a sexta-feira, 28 de outubro de 2022, foram registrados 626.337.158 casos de Covid-19 no mundo, além de 6.566.610 mortes, relatadas até a quinta-feira, 26 de outubro de 2022 (https://covid19.who.int/).

Fazendo um recorte da situação no Brasil, até o sábado, 29 de outubro de 2022, foram registrados 34.864.317 casos e 688.132 mortes. No Rio Grande do Norte, neste mesmo período foram assinalados 602.072 casos e 8.482 mortes (https://g1.globo.com/saude/coronavirus/).

Em praticamente todos os países, a população foi convidada pelas autoridades públicas de saúde a não saírem de casa. Com o fechamento de empresas, praças esportivas, teatros, cinemas, casas de shows, ocorreu uma onda de desemprego em todo o mundo.

No Brasil, no primeiro trimestre de 2021 (janeiro, fevereiro e março), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), havia registrado 15,2 milhões de desempregados ou 14,9% da população economicamente ativa.
Com a diminuição dos casos de Covid-19 e das mortes no país, a situação melhorou. Na quinta-feira, 27 de outubro de 2022, o IBGE já registrou no terceiro trimestre de 2022 (julho, agosto e setembro), 9,5 milhões de desempregados, ou 8,7% da população, apesar de indicar que são 13,2 milhões de pessoas que estão sem carteira assinada no setor privado.

O Senac durante a pandemia

A atuação do Senac RN e do Hotel Escola Barreira Roxa foram fundamentais para amenizar os efeitos da pandemia, principalmente para pessoas como a Israelly. A entidade oferece cerca de 350 cursos em diversas áreas, como idiomas, beleza, saúde, moda, tecnologia, gestão, comunicação, tecnologia da informação, gastronomia e hospitalidade.

Entre o período de 2020, até setembro de 2022, o Senac/RN realizou 51.895 matrículas, sendo 17.847 de forma gratuitas. Assim como Israelly, anualmente cerca de 1 mil alunos que se qualificam pelos cursos do Senac Empregabilidade, são encaminhados para as sonhadas vagas no mercado de trabalho.

Imagine o impacto e o benefício disso durante o período da pandemia, quando vagas de trabalho eram escassas e o desemprego só crescia. O Senac Empregabilidade orienta de forma gratuita e faz a ponte entre as vagas no mercado e os alunos, tendo um banco de dados de 2.175 empresas cadastradas, uma delas o Hotel Serhs, onde a Israelly conseguiu sua tão sonhada vaga e que estão sempre solicitando profissionais qualificados à instituição.

Mas como continuar com todo esse processo, se as aulas nas instituições de ensino, inclusive no Senac/RN e no Hotel Escola Barreira Roxa, também foram suspensas durante a pandemia? Recorrendo a ferramentas tecnológicas e a internet, como a plataforma de Ensino à Distância (EAD), além de um projeto de Educação 4.0, ações aceleradas com a pandemia.

Neste sentido, em abril de 2020, o Senac/RN, 15 dias após os decretos de suspensão de atividades pelo governo do Estado do Rio Grande do Norte, lançou uma sala de aula virtual, em parceria entre as equipes pedagógicas e de TI da instituição, com o objetivo de não interromper as aulas e assim garantir a qualificação dos estudantes para o mercado de trabalho.

Com a retomada das aulas presenciais, esta sala de aula virtual atualmente é voltada para as 78 turmas on-line do curso de idiomas do Senac/RN, com um total de 769 alunos matriculados.

Só entre os anos de 2020 e 2021 foram oferecidas mais de 2 mil vagas gratuitas em cursos on-line de biossegurança e boas práticas de combate à convid-19, preparando profissionais para o retorno de atividades presenciais. Já entre os meses de junho e setembro de 2020, no auge da pandemia, foram oferecidas 1.100 vagas gratuitas para diversos cursos EAD, incluindo ainda cursos livres em diversas outras áreas.

Para o Diretor Regional do Senac/RN, Raniery Christiano de Queiroz Pimenta, esses números representam oportunidades de inserir no mercado de trabalho uma mão de obra qualificada. “Mantemos um constante diálogo com a classe empresarial no sentindo de entender quais são as principais demandas e ofertar capacitações sintonizadas com o que o mercado precisa”, disse o diretor Raniery Pimenta.

Ele explica que o portfólio da instituição está sempre se atualizando a partir das demandas do mercado, onde a cada 10 cursos ofertados, seis foram criados após a pandemia. “Isso mostra o quanto nos adaptamos a realidade do mundo profissional, oferecendo capacitações atuais”, esclarece o diretor regional do Senac/RN.

E ele diz mais: “se a educação por si só é base para o desenvolvimento do cidadão, quando aliada à qualificação profissional, pode transformar a realidade de quem a recebe e é com essa missão que o Senac/RN atua, a de educar para o trabalho”, assim como ocorreu para contribuir com a melhoria da qualidade de vida de Israelly e sua família, amenizando os impactos surgidos com a pandemia do coronavírus.

“Para o aluno do Senac, garantimos que ele será formado com uma educação de excelência, agregada ao currículo profissional dele, dando chances para que dispute as melhores vagas de trabalho. É um ciclo que gera emprego e renda para milhares de famílias e contribui diretamente na movimentação da economia, completa o diretor regional do Senac/RN, Raniery Pimenta.