sexta-feira, 19 de junho de 2020

VEREADOR PAULO CESAR BEJÚ APRESENTA RELATO DA REUNIÃO COM O HOSPITAL ANA BEZERRA.EM SANTA CRUZ-RN



O vereador Paulo César Bejú, usa suas redes sociais para apresentar a sociedade os principais pontos da reunião com o Hospital Ana Bezerra, ocorrida na manhã de hoje (18).

Veja o relato:

A pedido do nosso mandato aconteceu hoje (18) reunião por videoconferência entre a direção do Hospital Universitário Ana Bezerra, Secretaria Municipal de Saúde, V URSAP e Câmara de Vereadores de Santa Cruz/RN, para tratarmos de dois pontos de pauta, quais sejam:
1 – Como está sendo o atendimento de crianças com sintomas da COVID-19 em nosso município? 

2 - Necessidade de implantação de um Pronto Socorro Pediátrico no Hospital Ana Bezerra. 
Assim, em respeito a transparência e para conhecimento da população, passo a fazer o seguinte relato:

3 - Como está sendo o atendimento de crianças com sintomas da COVID-19 em nosso município?

Ficou demonstrado que, até o presente momento o município de Santa Cruz tem ocupação baixa da COVID-19, entre o público de crianças, o que é animador. Todavia, como a doença pode se espalhar com rapidez, devido ao baixo isolamento social, é preciso continuar redobrando os cuidados para este público, sobretudo, pelo fato do Hospital de referência, que é o Maria Alicia em Natal, se encontrar com sua capacidade quase máxima, o que preocupa. Ficou demonstrado que o Hospital Universitário Ana Bezerra é referência apenas para casos leves da COVID-19 (materno-infantil) e que vem prestando, nos casos leves, toda assistência as crianças e mães que chegam ao hospital. Foi explicitado o bom diálogo que está havendo entre o Hospital Universitário Ana Bezerra, Secretaria Municipal de Saúde e V URSAP, no enfrentamento a COVID-19. Que parcerias estão sendo traçadas e que os três órgãos estão imbuídos e compromissados no combate à doença, também no que se refere às crianças. A direção do Hospital Universitário Ana Bezerra fez questão de deixar claro que, o hospital está aberto ao diálogo com a comunidade e instituições, e que, portanto, estará atenta as necessidades e demandas, sem fugir, inclusive, do compromisso do hospital de atuar como retaguarda neste momento de crise sanitária. Destacou ainda que vem cumprindo todos os acordos realizados no âmbito do Sistema Integral de Saúde no qual está inserido.

Quanto ao ponto 2 da pauta - Necessidade de implantação de um Pronto Socorro Pediátrico no Hospital Ana Bezerra, foi dito que:

É um tema que já vem sendo debatido há bastante tempo, lamentavelmente, sem avanços. Ficou demostrado que, hoje, a instalação de um Pronto Socorro Pediátrico não consta no Plano de Ação da EBSERH, o que não impede de continuar as conversas na busca dessa conquista a longo prazo. Ficou demonstrado que a limitação da estrutura física do Hospital Universitário Ana Bezerra, aliado à necessidade de se ter equipes e equipamentos específicos, são os grandes desafios a serem superados para a concretização deste sonho, uma vez que, a implantação de um Pronto Socorro Pediátrico exige uma estrutura, equipamentos e equipe adequada. Todos os presentes à reunião entendem que Santa Cruz pelo seu porte, necessita, sim, ter um Pronto Socorro Pediátrico, portanto, está discussão deve sempre ser posta na mesa, para tentar viabiliza-la. Na sua fala, a Secretária de Saúde Milena, deixou claro a necessidade do município ter um Pronto Socorro Pediátrico, mas reconhece que, por suas próprias forças, a prefeitura não tem condições, desejando, deste modo, a implantação pelo Hospital Universitário Ana Bezerra, com as devidas parcerias com o município. 

É importante dizer, para que não se venda ilusões à população que, no tocante a implantação de um Pronto Socorro Pediátrico, o impasse continua, tendo ficado como encaminhamento, novas rodas de conversas, não mais para falar das dificuldades, mas sim, para buscar, verdadeiramente, superá-las. 

Finalizando a reunião, ficou definido que o passo seguinte é buscar junto a EBSERH, a inclusão no seu Plano de Ação, a implantação do Pronto Socorro Pediátrico. 
Sem mais, mantenho o compromisso da transparência do nosso mandato, bem como a luta por uma Santa Cruz Melhor.

Um abraço e fiquem todos com Deus. 

Participaram da Reunião:

Ver. Paulo César Bejú 
Ver. Dr. Zé Francisco 
Ver. Tarcísio das Horteiras
Ver. Marco Celito
Ver. Fábio Dias
Dra. Cláudia – Diretora do Ana Bezerra
Flávia – Diretora de Atenção à Saúde do Ana Bezerra
Júnior – Diretor Administrativo do Ana Bezerra
Sra. Milena Bulhões – Secretária Municipal de Saúde de Santa Cruz
Sra. Maura Roberta – Diretora da V Regional de Saúde
Dimitri Taurino – Professor de Fisioterapia

Nenhum comentário:

Postar um comentário