quarta-feira, 30 de outubro de 2019

RN: Doações de equipamentos fortalecem o trabalho de limpeza das praias

Na tarde dessa terça-feira (29), o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, recebeu doações de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) das empresas Coca-Cola Brasil, Vicunha Têxtil e da ONG Nature Viva Mangue (Navima), em virtude da campanha de arrecadação de materiais para a limpeza nas praias afetadas por óleo. A entrega do material foi realizada na unidade do Idema, localizada na Avenida Nascimento de Castro, 2127, no bairro de Lagoa Nova.
A campanha de arrecadação foi lançada na última semana, como uma maneira de somar esforços na questão do desastre ambiental que vem afetando toda a Costa do Nordeste. Dentre os materiais doados pelas instituições estão: 31 unidades de bombonas (120L, 200L e 1000L), 15 unidades de contêineres plásticos, 100 protetores solares e 660 unidades de água mineral de 1,5L.
O Governo do Estado tem definido ações para minimizar os impactos do derramamento de óleo. Entes como Idema, Defesa Civil, Sape, Sesap, Semarh, Setur, Idiarn, Igarn, EMPARN, UERN, UFRN, IFRN, junto às prefeituras dos municípios atingidos, sociedade civil organizada, além de ONG’s, Grupo de Avaliação e Acompanhamento (GAA), Marinha e Ibama, se mobilizam e unem esforços para mitigar os danos.
No Rio Grande do Norte, os agentes envolvidos diretamente no combate ao resíduo, afirmam que as doações estão sendo fundamentais. “Os voluntários que se capacitaram com o objetivo de atuarem nos mutirões de limpeza nas praias, são essenciais neste processo, e a doação de equipamentos é mais uma maneira de trabalharmos com segurança, somando esforços para diminuir o impacto do desastre ambiental de forma mais ágil. É uma situação que requer a colaboração de todos”, afirmou o diretor geral do Idema, Leon Aguiar.
O diretor do Instituto Ambiental, reiterou, ainda, que os voluntários capacitados para contribuir nos mutirões precisam impreterivelmente usar EPI’s, como luvas, botas e máscaras, para evitar problemas de saúde provocados pelo petróleo.
O Governo do Estado reconhece o empenho dos empresários, instituições parceiras e voluntários na redução dos danos, e agradece a disponibilidade em ajudar o Rio Grande do Norte neste momento.
Onde fazer doação de EPIs?
As doações podem ser destinadas à unidade do Idema, localizada na Av. Nascimento de Castro, 2127 – Lagoa Nova, na sede do CREA-RN, na Av. Salgado Filho, 1840-Lagoa Nova, e na sede da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cedec), no Centro Administrativo (Escola de Governo), das 8h às 17h. Todo material será repassado aos voluntários, treinados pela Defesa Civil, para trabalhar diretamente na contenção dos danos provocados pelo crime ambiental.
Informações e foto da ASCOM/IDEMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário