sábado, 28 de setembro de 2019

Anatel planeja criar selo de qualidade de telefonia celular, diz presidente da agência



A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) planeja criar um selo de qualidade para indicar quais são as melhores operadoras de telefonia móvel do país. O presidente da agência, Leonardo Morais, defende a criação de uma ferramenta onde o consumidor identifique quem oferece o melhor serviço em cada região.

Por exemplo, com o aplicativo o consumidor poderá ver qual operadora oferece maior velocidade de download, menor instabilidade e menor latência no caminho que ele faz ou mesmo no bairro onde trabalha.

“Eu estou tentando convencer os meus pares de ter uma ferramenta na Anatel que empodere o usuário para o usuário ter condições de saber qual é a melhor operadora com selo da Anatel”, afirmou Morais ao G1.

“A partir do momento que eu te empodero como consumidor você, com essas informações, pode dizer: qual a informação mais sensível para mim? É preço ou qualidade?”, disse.

A contratação da ferramenta é uma proposta da área técnica da agência com o objetivo de também aumentar a concorrência entre as empresas. “Eu gero nas prestadoras uma competição por qualidade. Você, como consumidor, tem no celular quem oferece o melhor serviço”, explicou Morais.

O secretário Nacional do Consumidor, Luciano Benetti Timm, afirmou que esse tipo de ferramenta é positivo, desde que a agência trabalhe com dados próprios e não fique refém de informações das próprias empresas em avaliação.

Segundo Timm, o consumidor tem dificuldade de avaliar a qualidade do serviço de telefonia e internet por falta informação sobre os indicadores de qualidade.

“Infelizmente nesse ponto é difícil para consumidor avaliar a qualidade. Muitas vezes ele não sabe, não consegue ver o número. É mais fácil reclamar de coisas como cobrança irregular, ligação que incomoda do que qualidade”, disse.

Segundo dados da Anatel, o serviço de telefonia celular pós-pago é o principal alvo de reclamações entre os serviço de telecomunicação, e é responsável por 35% dos 218.356 registros feitos nos canais de atendimento da agência. Entre os motivos das reclamações registradas na Anatel, a principal queixa é de problemas de cobrança.

O Sinditelebrasil, sindicato que representa as operadoras de telefonia celular, afirmou que “a melhoria da qualidade é sempre um objetivo perseguido pelas prestadoras, que investem constantemente em ações de melhoria e expansão dos serviços”.

Sobre a proposta da criação de um selo de qualidade, o Sinditelebrasil informou que o assunto ainda se encontra em debate no conselho diretor, por isso, aguardará a decisão da agência reguladora para comentar.

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